Uma discussão sobre obras inacabadas de Juazeiro do Norte, entre o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) e o deputado estadual Fernando Santana (PT), gerou embate entre os dois pré-candidatos à Prefeitura. O atual gestor havia acusado o Governo Elmano de não ter liberado recursos para a conclusão de obras. Em resposta, o parlamentar, ligado ao governador Elmano de Freitas (PT), pontuou que os recursos estão liberados, faltando apenas a medição por parte da Prefeitura para que o repasse seja realizado.
Em postagem em rede social, Glêdson, afirmou que Juazeiro do Norte está “rigorosamente em dia” com as certidões exigidas pelo Executivo estadual para a liberação de recursos. Dentre as obras inacabadas no Município, ele destacou o Hospital Maria Amélia, o Memorial Padre Cícero, o Restaurante Popular, o Cemitério São João Batista e o calçamento de ruas. Juntas, as obras representam um valor a receber de mais de R$ 22 milhões, conforme o gestor.
Ainda na ocasião, o prefeito afirma que está “nessa peleja” com o Governo do Estado desde junho de 2022. Ele pontua que desde o início do seu governo, a Prefeitura está apta a receber recursos, “tanto é que recebi em junho de 2022 e junho de 2023”. “Em breve, vão alegar que não estão pagando porque Juazeiro está inadimplente”, criticou o gestor.
RESPOSTA DE FERNANDO SANTANA
Em vídeo à frente do Memorial Padre Cícero, Fernando Santana defendeu o Governo estadual. “Não é verdade essa narrativa que a responsabilidade é do Governo do Ceará. O recurso é oriundo do Governo, mediante um convênio com a Prefeitura, quem licitou a obra e quem executa a obra é a Prefeitura Municipal”. Ainda conforme o deputado, Elmano aguarda as medições da Gestão juazeirense para repassar o recurso. O parlamentar aproveitou a oportunidade para mandar uma mensagem ao prefeito.
“Se precisar do deputado Fernando Santana, como você já precisou várias vezes, pode me ligar que eu ajudo a conduzir os trabalhos da Prefeitura de Juazeiro do Norte”.
“Se o senhor não estiver sabendo, entrega a quem sabe, se o senhor não quiser entregar a quem sabe, contrate alguém que saiba e possa lhe ajudar a entregar essas obras e melhorar a qualidade de vida das nossas irmãs e dos nossos irmãos juazeirenses”.
Santana também gravou vídeo ao lado de Quintino Vieira, superintendente da Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Ceará. Na ocasião, o deputado explicou que o Governo do Estado não está dizendo que a Prefeitura está irregular, sim que há “várias pendências” a serem tiradas entre a Secretaria municipal de Obras de Juazeiro junto à SOP. O parlamentar lê um dos convênios. “No período de abrangência deste termo de fiscalização, não foi executado nenhum serviço para responder às pendências elencadas no termo anterior. Estamos aguardando a resposta da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte”, diz parte do texto, datado do dia 24 de agosto de 2023.
Em outro convênio lido pelo petista, há a informação de que de 11 obras do documento, apenas cinco tiveram andamentos. São elas: A cozinha comunitária do Horto, o Restaurante Popular, o Centro de Referência da Assistência Social (Ceas) João Cabral, o Memorial Padre Cícero e o Cemitério São João Batista. “A Cozinha Comunitária está com 93% das obras concluídas. Se vierem tirar a pendência, rapidamente vão conseguir terminar essas obras“, afirmou. Quintino também falou sobre o assunto.
“Toda e qualquer Prefeitura do estado do Ceará é tratada de maneira igual, porque nós somos fiscalizados pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público (…). Tudo aquilo que a gente faz é obedecendo um decreto governamental”.
O OPINIÃO CE demandou o Governo do Estado sobre a situação e aguarda retorno.