As obras da segunda etapa de requalificação e urbanização do Parque Ecológico do Passaré já chegaram a 75% de serviços concluídos. Realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), as intervenções acontecem no Zoológico Municipal Sargento Prata e Horto Municipal Falconete Filho. O investimento é de R$ 32,4 milhões. Nesta segunda-feira, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), foi acompanhar de perto o andamento dos serviços no local.
“A gente vai entregar mais um parque urbano requalificado à população de Fortaleza. Essa é uma área enorme, uma opção de lazer para as famílias que moram aqui e em toda a Cidade. Um lugar para apreciar a natureza. Esse é mais um parque urbano importantíssimo que estamos urbanizando e que mostra o nosso compromisso com o meio ambiente”, enfatizou Sarto.
O local, conhecido pela extensa área verde e de preservação, conta com cerca de 291 mil metros quadrados e abriga diversas espécies de animais e plantas nativas, sendo um importante espaço para o lazer em contato com a natureza e promoção da educação ambiental. A nova fase do projeto prevê a requalificação do horto e zoológico municipais, com a construção de passeios internos com piso intertravado, novos portões de acesso ao equipamento, além da construção do prédio administrativo, que contará com espaço operacional, escola ambiental, vestiário e centro de convivência para funcionários.
Atualmente, as equipes trabalham em diversas frentes de serviços localizadas em todo o parque, como na instalação dos guarda-corpos, construção dos recintos dos felinos, ofídios e aves, reforma dos antigos recintos dos animais, além da nova pavimentação em intertravado nas vias internas do equipamento.
Para garantir o bem-estar e conforto dos animais, o projeto prevê também uma área destinada à quarentena, para receber novos animais que passarão por análises antes de serem levados para seu local específico. Serão criadas, ainda, novas instalações, divididas em recintos distintos para felinos, aves e répteis. Com o intuito de gerar uma nova experiência aos visitantes, serão instaladas novas placas de sinalizações ilustradas e informativas, além de novo cercamento no entorno do zoológico e nos recintos dos animais, proporcionando mais conforto aos bichinhos e segurança aos visitantes.
A área do Horto Municipal também passará por melhorias e receberá uma praça de alimentação e parque infantil.
PRIMEIRA ETAPA
Em abril de 2022, a Prefeitura entregou a primeira etapa das obras de urbanização do Parque Ecológico do Passaré. Os serviços, executados pela Seinf, foram responsáveis pela requalificação de mais de 12 mil metros quadrados de área. Com o projeto, o espaço ganhou novo calçadão com piso intertravado, caramanchões, estacionamento com mais de 200 vagas, além de areninha, mobiliários urbanos, trilhas e equipamentos para a prática de atividades ao ar livre, em contato com a natureza. O investimento de R$ 9 milhões possibilitou diversas melhorias urbanísticas e de proteção, como o cercamento de toda a área, garantindo a preservação do parque e o acesso de visitantes.
ZOOLÓGICO MUNICIPAL
Em virtude das obras de requalificação, as atividades no Zoológico Municipal Sargento Prata estão suspensas. A medida foi tomada para garantir o bem-estar dos animais e a segurança dos visitantes. Durante o período de obras, os animais devem passar por período de transição e adaptação aos novos espaços de forma tranquila e benéfica. O espaço também contará com a presença de máquinas e trabalhadores, inviabilizando a visitação.
Os serviços contam com supervisão ambiental e social por especialistas em meio ambiente, além de sociólogos e agentes comunitários, para assegurar a proteção da fauna e flora do equipamento. As obras são voltadas, principalmente, para a requalificação das áreas para os animais, com recintos que atingem 11 metros de altura. Atualmente, o parque possui cerca de 200 animais e 53 espécies. A expectativa é que o número chegue a 400 animais, preservando as origens da nossa fauna e realizando um trabalho de acolhimento dos bichos resgatados, com toda a orientação técnica, profissional e também ações de educação ambiental.