Voltar ao topo

25 de julho de 2024

Obras da Estação Científica da UFC em Jericoacoara devem ser iniciadas ainda em 2024

Nesta sexta-feira (19), o reitor da Universidade, Custódio Almeida, participou do evento de cessão do terreno de 5.648 metros quadrados pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara à UFC
Custódio Almeida, reitor da UFC, em visita ao Opinião CE. Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

As obras para a construção de uma Estação Científica da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Jericoacoara devem ser iniciadas ainda em 2024. A informação foi divulgada pelo reitor Custódio Almeida, nesta sexta-feira (19), em cerimônia que oficializou a cessão do terreno à UFC pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara. Ainda segundo o reitor, a “Universidade está chegando em uma missão de ajudar e guardar o Parque Nacional de Jericoacoara”.

No discurso proferido no evento realizado na Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara, o reitor destacou que a chegada da UFC no Município se insere nas comemorações de 70 anos da Universidade. “Vamos fazer aqui muita coisa. Os projetos que a gente tem agora são apenas os que a gente tem para começar. Ainda bem que o terreno é grande”. O terreno cedido é de 5.648 metros quadrados (m²), e fica localizado na Vila de Jericoacoara.

“Estamos chegando com um projeto, vamos participar da licitação, da instalação, dos primeiros momentos, mas o que virá a partir daí, nas décadas que vêm a seguir, só o futuro vai testemunhar. E, com certeza, quando a Universidade chega, chega com um conjunto de outras instituições que a circundam. Ela chega e nunca mais sai”, garantiu.

Ainda de acordo com Custódio, a Universidade passa a integrar o grupo dos “guardiões do Parque Nacional de Jericoacoara”. Como explicou o professor, a atuação como guardiã do Parque será possível por meio da ciência. “A gente vai fazer isso tentando lembrar às pessoas que o mar precisa ser protegido. A vida vem do mar, e a vida depende do mar”, declarou. O evento de cessão do terreno contou com a presença do prefeito do Município, Lindbergh Martins (PSD), que afirmou que a chegada da UFC na localidade “tem uma importância gigantesca”.

“É a ciência chegando na nossa região, com educação, sustentabilidade e estimulando o crescimento turístico. A cidade aplaude a UFC em Jijoca. Como já disse: temos educação premiada, temos turismo internacional e, agora, temos UFC em Jijoca de Jericoacoara”, comemorou.

A ESTAÇÃO

A Estação Científica da UFC em Jericoacoara será instalada em um terreno de 5.648 metros quadrados (m²) na Vila de Jericoacoara, em uma área próxima ao mar. O “master plan”, que é o plano de ocupação do imóvel, já está em execução e deverá estar concluído em fevereiro.

Na primeira fase de implantação, serão ocupados mil metros dessa área. Do total, 230 metros quadrados serão destinados ao Bloco de Laboratório e Pesquisa e ao Centro de Visitantes. Nessa área, está prevista a implementação de um museu, que tratará de questões marinhas e geodiversidade, com tecnologia de realidade virtual, e de um mirante com vista para o mar para visitantes. Outros 570 metros quadrados serão destinados a alojamentos, com vagas para 30 estudantes e 10 professores. Também será construído o Centro de Eventos e Treinamento em uma área de 200 metros quadrados, que contará com auditório e salas de aula.

[ Mais notícias ]