O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quarta-feira (18), a ordem de serviço para o restauro do Farol do Mucuripe, símbolo que estampa a bandeira do Estado, no Cais do Porto. A expectativa é que a obra seja concluída em oito meses, com a execução da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Entre as principais ações no prédio histórico, que possui uma área de 3.401,50 m², está a ampliação da varanda que circunda o edifício, a restauração da escada helicoidal em ferro fundido e do lampadário, que é elemento central da edificação
Com investimento de R$ 2,6 milhões, por meio do recurso do tesouro estadual, a restauração do prédio conta com o apoio da Secretaria do Turismo (Setur) e da Secretaria da Cultura (Secult). Após a conclusão da obra, o projeto prevê a urbanização do entorno, contando com atividades culturais e turísticas no equipamento.
“É muito importante que a comunidade se sinta participando, para preservar e conservar. Queremos também desenvolver o turismo não só com o Farol, mas com a praia, e outros investimentos. A ideia é ouvir com a comunidade”, disse o governador Elmano de Freitas.
HISTÓRICO
O Farol do Mucuripe, construído na década de 1840, é um dos principais patrimônios histórico-cultural de Fortaleza, sendo protegido pelo Tombo Estadual desde 1983. A construção foi erguida para ser referência para as embarcações que aportavam na capital cearense. “Recuperar e cuidar do nosso patrimônio é um compromisso e uma responsabilidade do Governo do Estado. Temos feito com os outros equipamentos públicos, ocupando, cuidando e restaurando e, agora, faremos com o Farol. É a memória e a história sendo preservadas”, destacou a titular da Secult, Luisa Cela.
O equipamento ainda contará com a limpeza e retirada de entulhos do local, a restauração e reparação das esquadrias (portas e janelas), a reparação das estruturas de metal e concreto, além de receber nova pintura dos ambientes internos e fachada. Também serão executados a restauração dos ornatos danificados, a remoção dos trilhos presentes no pavimento superior, a demolição do passeio atual, a construção de plataforma de observação, a reconstrução das muretas de proteção de arrimo que cercam o farol, e a pavimentação da praça no entorno do Farol.