Voltar ao topo

17 de junho de 2024

Obra da Linha Leste do Metrofor é embargada por apresentar risco de acidente

Conforme a fiscalização, a obra não apresenta uma superfície de trabalho resistente, uma forração completa e antiderrapantes
Reprodução/ Sinait

Compartilhar:

A obra da Linha Leste do Metrofor foi embargada pelos auditores-fiscais do Trabalho no Ceará, na última sexta-feira (7). Foram identificadas condições que representavam risco de segurança e vida aos trabalhadores. Após a fiscalização, a empresa Consórcio FTS foi autuada por não instalar proteção coletiva no espaço de construção, além do banheiro utilizado pelos profissionais apresentarem “péssimas condições de higiene”. 

Conforme os fiscais, o risco de acidente se dava pela diferença de nível e projeção de materiais aos níveis inferiores do lugar nos setores da plataforma de embarque, além do desnível na periferia da via interna de acesso com face virada para a vala a céu aberto (VCA) e do pavimento superior de um módulo da VCA. 

Entre os equipamentos interditados estão os andaimes tubulares metálicos montados no pavimento inferior do setor VCA, jpa que o piso de trabalho estava a mais de 1 metro de altura. A peneira elétrica também foi paralisada pelos auditores-fiscais. Conforme a fiscalização, nenhuma das indicações estabelecidas na Norma Regulamentadora (NR) 18 foi adotada na obra em questão, permitindo a utilização do equipamento sem a superfície de trabalho resistente, além da falta de uma forração completa, antiderrapantes, e não haver travamentos para evitar deslocamento ou desencaixe.

O OPINIÃO CE entrou em contato com o Governo do Ceará e aguarda retorno.

[ Mais notícias ]