A obra de requalificação da Av. Sargento Hermínio foi entregue nesta segunda-feira (11). A via, que foi totalmente urbanizada e alargada, conta com duas faixas de tráfego por sentido, ciclovia e nova pavimentação. Ao todo, o projeto contou com investimento de R$ 30 milhões, entre obras, desapropriações e indenizações de cerca de 77 imóveis que haviam no local. Diariamente, passam cerca de 29.700 veículos na via. O projeto foi iniciado ainda em 2003, na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães.
O prefeito José Sarto (PDT) participou da entrega da via e destacou que o projeto vai ‘desafogar’ as avenidas Bezerra de Menezes, Francisco Sá e José Jatahy. “É uma via de altíssima rotatividade. Essa obra de requalificação já tem modificado a vida do entorno. Eu morava aqui pertinho e hoje tenho o privilégio de entregar a Av. Sargento Hermínio”, disse o chefe do Executivo municipal.
A via recebeu sinalização horizontal e vertical com readequação da velocidade para 50 km/h, além de quatro novos semáforos. As obras também foram responsáveis pela construção de novas calçadas e pelo plantio de 125 árvores. As intervenções fazem parte da segunda etapa da obra de alargamento da Avenida, que corresponde ao trecho entre a Av. Padre Anchieta e a Rua Olavo Bilac. A nova via será integrada à primeira etapa já duplicada, que tem início na Av. José Jatahy, totalizando 2,5 km de pista dupla.
“O prefeito Sarto foi responsável por 1,5 km da duplicação da Sargento Hermínio”, pontuou o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias. O secretário destacou que para a obra ser efetivada foi necessário desapropriar 77 imóveis do entorno, mas que a área vem sendo fortalecida com a intervenção. “A via tá mudando a cara do comercio e do bairro. Além disso, o parque Rachel de Queiroz se junta ao polo de lazer da Sargento Hermínio, que está em requalificação”, afirmou.
PARQUE RAQUEL DE QUEIROZ
Ao lado da nova Av. Sargento Hermínio, a Prefeitura de Fortaleza realiza as obras da segunda etapa da urbanização do Parque Rachel de Queiroz, no São Gerardo. O projeto prevê a requalificação do espaço com a urbanização de vias internas do parque, ciclovia, sistema de drenagem, mobiliários urbanos e a reforma dos pisos, anfiteatro e dos equipamentos esportivos já existentes no Polo de Lazer da Sargento Hermínio. As intervenções contemplam, ainda, a urbanização da Lagoa do São Gerardo, com a instalação de um amplo calçadão para caminhadas e áreas gramadas para contemplação.
As obras, que contam com investimento na ordem de R$ 15 milhões, já estão com 75% dos serviços executados e devem ser finalizadas no primeiro semestre deste ano.
