O blobo “Luxo da Aldeia” é uma das atrações da “Kabuletê”, festa que acontece nesta sexta-feira, 12, a partir das 22 horas, no Jamrock, na Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema. No palco, os integrantes do bloco prometem apresentar aos foliões o repertório já consagrado de tantos carnavais, com frevos, marchas, sambas e maracatus que exaltam as diversas vertentes da música cearense.
O público vai ter a chance de também conferir e despencar com as canções próprias do bloco, em parceria com outros compositores locais, a exemplo de “Serpentina”, “Ó, Linda Fortaleza” e “Um Sol pra Cada Um”, presentes no disco “Tantos Carnavais”, dentre outras músicas.
Além do Luxo da Aldeia, a Kabuletê contará com as bandas “Piracema” e “Superbanda.” Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos por meio do Sympla O valor do segundo lote é de R$ 35 (meia entrada e entrada social) + taxa. No local, os ingressos serão vendidos na bilheteria por R$ 45.
O Bloco Luxo da Aldeia foi criado em 2006 a partir de uma ideia de valorização da música cearense de carnaval. Tem o nome inspirado na música Terral, de Ednardo. O seu grupo é formado por músicos que trabalham na valorização da música local num intuito de reforçar os laços culturais do nosso povo com o local de origem.
Desde 2012, o grupo se apresenta, também, durante o Carnaval, contribuindo para a ampliação e o fortalecimento da cultura popular carnavalesca. Os sábados e as segundas do período momino, em Fortaleza, já se tornaram tradição com suas apresentações, atraindo um imenso público para uma festa gratuita, divertida e lúdica.
O trabalho de pesquisa realizado pelos integrantes do Luxo da Aldeia culminou na criação de um repertório notabilizado por frevos, marchas, sambas e maracatus, exaltando as diversas vertentes do Carnaval cearense, pois propiciou uma maior interação com outros artistas e blocos, fazendo com que o Luxo dividisse o palco com nomes como Fausto Nilo, Moraes Moreira, Chico César, Amelinha, Messias Holanda, Marcus Dias, Maracatu Solar, dentre outros.
Em 2018: o bloco lançou o seu primeiro CD, Tantos Carnavais Depois, que contou com a produção de Pantico Rocha. O álbum traz composições próprias, canções já prestigiadas pelo público e diversas participações especiais, como Fausto Nilo, Moacir Bedê, Heriberto Porto, dentre outros.
Em 2020: o grupo lançou no período do carnaval o single “O Grito de Carnaval”, composição de Bruno Perdigão, que fala sobre o atual cenário político do País e de como esse primeiro grito de carnaval é, também, protesto e, principalmente, liberdade.
Em 2021: o bloco lançou, em fevereiro, em suas redes sociais, a música “Marcha do Desencontro”, parceria de Bruno Perdigão, Thales Catunda e Marcus Dias. A canção surgiu em 2014, mas ainda não havia sido apresentada ao público. Com a pandemia, no entanto, Bruno Perdigão decidiu gravá-la em casa, no formato voz e violão, como forma de matar um pouco da saudade do Carnaval que não aconteceu.