Voltar ao topo

8 de outubro de 2024

O que esperar: propaganda eleitoral na TV e rádio começa nesta sexta-feira, 26

A grande questão é: para quê? Num cenário em que as redes sociais na Internet assumiram importante papel para as campanhas políticas - da esquerda à direita
Foto: Lindomar Cruz/Agência Senado

Compartilhar:

Começa nesta sexta-feira, 26, a propaganda eleitoral de rádio e televisão. As veiculações incluem, pela ordem, programas e inserções dos candidatos majoritários e proporcionais. A grande questão é: para quê? Num cenário em que as redes sociais na Internet assumiram importante papel para as campanhas políticas – da esquerda à direita, diga-se -, é de se admitir que mensagens dessa natureza em veículos que têm perdido audiência tendem a se esvaziar, a derreter. Além do mais, há uma concorrência desleal: as fake news.

Paridas em meios que desprezam a ética e o respeito às leis, notícias falsas ganharam em 2018 status de estratégicas. Mamadeira, kit gay, frases distorcidas, propostas esdrúxulas, propriedade de bens – tudo se presta à invencionice mais deletéria. Isso é feito para ser empurrado para os eleitores, mas, claro, não aparece nas produções monitoradas pela Justiça Eleitoral. O que se põe agora é a necessidade de novo fôlego, novas técnicas de criação, novos sentidos e eficiência para salvar o que está nas regras. Até porque isso só se faz porque tem dinheiro do cidadão.

Telinha local

No Ceará, os candidatos a governador terão os seguintes tempos: Wagner Sousa (UB) – 3min50seg; Elmano Freitas (PT) – 3min37seg; Roberto Cláudio (PDT) – 2min32seg; Chico Malta (PCB) – 20seg; Serley Leal (UP) – 20seg; Zé Raimundo (PSTU) – 20seg. A propaganda eleitoral para o Governo, além de deputados estaduais, terá início nesta sexta. A estreia será com Elmano, seguido de Wagner e Roberto Cláudio.

Expostos

Já os candidatos à Presidência terão os seguintes tempos de exposição por dia: Lula (PT) – 3 minutos e
39 segundos; Bolsonaro (PL) – 2min38seg; Simone Tebet (MDB) – 2min20seg; Soraya Thronicke (UB) – 2min10seg; Ciro (PDT) – 52seg; Roberto Jefferson (PTB) – 25seg; Luiz Felipe D´Ávila (Novo) – 22seg.

Fora da vitrine

Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB) não atingiram os requisitos do TSE e não vão aparecer na TV e no rádio. Os partidos precisariam ter tido 1,5% dos votos válidos em 2018 em um terço dos estados ou nove deputados eleitos distribuídos por um terço do território nacional. Importante: a primeira cara que você verá sábado na propaganda dos presidenciáveis será a do ex-deputado, ex-detento e apêndice do bolsonarismo Roberto Jefferson, do qual nem se sabe se será mantido no páreo pela Justiça.
Saúde, educação e respeito

O deputado Audic Mota (MDB) pôs para tramitar na Assembleia Legislativa projeto que institui o Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Ceará. A ideia é sistematizar políticas públicas intersetoriais. “Especialmente nas áreas da cultura, saúde, educação, capacitação profissional,
emprego, renda e assistência social”, diz o deputado.

[ Mais notícias ]