Voltar ao topo

4 de outubro de 2024

O que é renda fixa?

Compartilhar:

Desde o fim do período mais turbulento da pandemia, no ano de 2020, vimos a taxa básica de juros cair para um dos menores níveis históricos, de 2% ao ano, até chegar ao que vemos na data de hoje, a 13,75% ao ano, tudo isso em pouco mais de 2 anos. O que isso significa? Significa que muitos investidores e pessoas viram suas aplicações mais conservadoras apresentarem um rendimento muito bom neste ano.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Quando a Selic aumenta, todos os investimentos em renda fixa tendem a aumentar junto, já que esta taxa é de referência para o mercado financeiro em geral. Mas afinal de contas o que é uma renda fixa? Vamos entender o seguinte: em finanças, você, como investidor, aplica seu dinheiro em um determinado banco e o banco vai te remunerar por ter colocado seu dinheiro lá. Esse valor que você depositou ou aplicou chama-se de principal e o que o banco te remunerou chama-se rendimento ou juros.

Quando esses juros já são previamente conhecidos na data do investimento, esse rendimento é chamado de fixo ou aplicação em renda fixa. Imagine que você aplicou R$ 100,00 em um determinado banco que vai te pagar 10% sobre esse valor a cada ano. Logo, você já pode conhecer previamente o valor que irá resgatar – este tipo de renda fixa é chamada de pré-fixada. E a renda fixa pós-fixada? É aquela que você pode não saber previamente o percentual que irá receber, mas já sabe que está ligada a um índice, como a Selic. Portanto, se você faz um investimento atrelado à Selic, já sabe que, se a Selic aumentar, você vai ganhar mais e se a Selic cair você vai ganhar menos. Os mais comuns investimentos em renda fixa são a caderneta de poupança, CDBs, tesouro direto, entre outros. Sigam investindo. Bons investimentos e cuida bem das suas finanças. Até a próxima.

[ Mais notícias ]