Voltar ao topo

17 de julho de 2024

O principal objetivo da filosofia Montessori é a criança se concentrar

Compartilhar:

Sou entusiasta de Montessori há 7 anos e há 4 anos me tornei especialista em Montessori para Famílias, montando cursos, grupos de estudo e eventos. Durante todos estes anos, depois de todo estudo, o que continua me chamando atenção é o objetivo da filosofia. Vemos Escolas Montessorianas e ligamos a autonomia e independência da criança, já que tem mesmo um formato único de aprendizagem onde a criança é protagonista. Mas o que me tocou e continua me tocando é que quando a filosofia Montessori se tornou realidade, ela conquistou algo muito especial.

Conquistou o SILÊNCIO e o INTERIOR das pessoas. Quando utilizamos um material ou vivemos algo na vida prática com Montessori, precisamos nos voltar para o nosso interior. É ali, na concentração, que Montessori faz sua (trans)formação. Forma crianças, transforma adultos. Chega de mansinho e conquista, envolve e toma conta do coração de quem se dedica a conhecer e aplicar. Maria Montessori, criadora da filosofia, sabia bem o que estava deixando no mundo.

Uma filosofia com mais de 100 anos de existência continua tão atual quanto o dia de hoje. Nós precisamos mesmo silenciar. Nós precisamos nos concentrar. Precisamos nos voltar para dentro e começar tudo de novo. Obrigada, Maria Montessori!

[ Mais notícias ]