Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

O piso que Elmano teve como marco inicial da gestão e seu simbolismo

Trata-se de proposta formatada em 2019, após décadas de conversas e negociações

Compartilhar:

Há um simbolismo forte na primeira solenidade pública da qual o governador Elmano de Freitas (PT) participou após a posse. Ele foi à Ordem dos Advogados do Brasil em Fortaleza sancionar a Lei do Piso Salarial da Advocacia. Trata-se de proposta formatada em 2019, após décadas de conversas e negociações – às vezes tensas – entre representações da categoria e o poder público. Naquele ano, o Palácio a enviou ao Legislativo e os deputados, incluindo Elmano, a aprovaram.

O que cabe notar: 1. Elmano acenou para a sociedade reforçando a necessária noção de justiça; 2. Acenou para os meios corporativos, deixando claro que valoriza diálogos, e prestigiou a classe à qual pertence; 3. Dirigiu-se às alas políticas, confirmando uma decisão parlamentar de partidos diversos; 4. Aproximou-se, mais ainda, do aliado Camilo Santana, que foi protagonista do projeto. Começou bem, deve-se considerar. “Em 90 anos da fundação da OAB-CE, é a primeira vez que temos um piso salarial para nossa profissão”, disse o presidente da entidade, Erinaldo Dantas.

Nunca antes

A Lei do Piso Salarial da Advocacia determina remuneração mínima para o exercício profissional. São R$ 1,9 mil mensais para jornada de quatro horas diárias (20 horas semanais) e de R$ 3,1 mil mensais para oito horas diárias (40 horas semanais). Os valores passam a ser reajustados pelo INPC.

Faça o que eu digo, não o que faço

Alistado entre as tropas mais exóticas do bolsonarismo, o agora deputado federal André Fernandes (PL) deixou um rastro risível na Assembleia Legislativa do Ceará – a qual frequentou entre 2019 e 2022. É dele projeto que uma certa “Política Estadual de Educação Digital nas Escolas Públicas Estaduais – Cidadania Digital.”

Compra quem não te conhece

Diz lá o texto da assessoria do bolsominion que a iniciativa visa a “incentivar a cidadania por meio do comportamento adequado, responsável e saudável relacionado ao uso da tecnologia, nas escolas do sistema estadual de ensino.”

Quem te viu, quem te vê

André Fernandes é o político que, quando era youtuber militante e ganhava a vida na rede, gravou vídeos ensinando depilação anal e simulando uso de drogas. Deve ser o tal do “comportamento adequado e saudável”. A peças encontram-se hoje no inesgotável e infinito Museu de Bizarrices da Internet.

Não espanta

O projeto, embora cite até o estado de Utah (EUA), é despudoramente um clonado. Foi copiado, sem variações significativas, de matérias encaminhadas no Amapá e em Pernambuco por parlamentares da mesma substância reacionária.

[ Mais notícias ]