Voltar ao topo

8 de outubro de 2024

O olhar de Cid, Camilo e Wagner para outubro

Agência Brasil/Reprodução/Câmara dos Deputados

Compartilhar:

Apercepção sobre a corrida eleitoral é como viajar em uma estrada onde as paisagens são trocadas a cada metro percorrido pelo veículo. Jamais como um rio, em que a água se renova a todo instante e não volta. Assim tem sido na política cearense.

Lideranças importantes estão encolhendo de tamanho, derretendo, como se coloca no jargão político. No cenário atual do Estado, três lideranças são mediadoras das tratativas eleitorais. Cid (PDT), Capitão Wagner (União Brasil) e Camilo Santana (PT). Como o calendário eleitoral está em contagem regressiva, o relógio interessa a todos.

Camilo Santana deixou o governo para disputar o Senado. Até agora, não surgiu um adversário para enfrentá-lo. Algumas figuras do PT tiram proveito, querem-no em chapa própria, para puxar votos em apoio a Luizianne ou Zé Airton. Camilo nunca sinalizou nessa direção. Cid Gomes tem sido cauteloso. Aposta no tempo.

“O candidato a ser escolhido tem que percorrer o Ceará. Ouvir nossos companheiros, receber sugestões e ser avaliado em pesquisas. Também, fatores externos podem estabelecer parâmetros para a escolha”, declarou no último encontro regional do PDT em Paracuru.

Wagner é o líder que se sente capaz de juntar as oposições fortalecidas, após a janela partidária. O difícil, até aqui, tem sido juntar as tendências e os grupos dentro do União Brasil e no PL, partido de Bolsonaro e provável aliado. Os bolsonaristas querem que Wagner assuma a candidatura do presidente no Ceará, mas as pesquisas ainda não sinalizam ser bom para ele aparecer como bolsonarista. Apesar de ter sido simpático ao capitão que governa o Brasil.

As circunstâncias e interesses políticos nessa caminhada, até as convenções, ferem e, muitas vezes, não há tempo para aplicar o remédio certo, com doses de boa vontade. O correto é que, no capítulo final, após as convenções, cada um buscará seu lado e os ajustes vão sendo feitos. O momento é de dificuldades. Todos perdem com a briga intestina, mas, ao final, teremos um vencedor. Muita ainda acontecerá, até a temporada das convenções marcadas para julho e agosto.

Cirilo Pimenta recebe Camilo na segunda, em Quixeramobim
O ex-governador Camilo Santana será recebido pelo prefeito Cirilo Pimenta, em Quixeramobim, nesta segunda-feira (13). A visita deixa claro que está tudo seguindo o caminho do entendimento. O nome do candidato ao governo será do PDT e o escolhido terá o apoio do partido e aliados.

Lacerdinha fecha com Baquit e Janaína em Icapuí
O prefeito de Icapuí, Lacerdinha, recebe, pela primeira vez, em ato público seus candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Ele vai votar em Janaína Farias (PT), Osmar Baquit (PDT) e Camilo Santana (PT) e está aguardando o fim dos entendimentos entre os dirigentes, para saber em quem votar para o governo. “Em Icapuí, meu chefe é o Camilo”, diz Lacerdinha.

[ Mais notícias ]

Meu amor pelos gatos dos outros

Quando criança, nunca pude ter um pet. Minha mãe era avessa a bichos de estimação. Sempre amou apenas as plantas e dizia que eu evitasse