Voltar ao topo

18 de julho de 2024

O mundo e o “gigante adormecido” com passos trôpegos

Alguém tem dúvida de que a aprovação da lei pode servir de base para uma internet mais democrática, segura e saudável?

Compartilhar:

As notícias recentes revelam um mundo e o “gigante adormecido” com passos trôpegos. “Brasil recebe missão da ONU que apura genocídio do povo Yanomami”, “Arthur Lira retira de pauta votação o PL das Fake News” e “Regulamentação do ensino domiciliar, o ‘homeschooling’ em escolas comunitárias”. O PL das Fake News é o projeto de lei que criminaliza a divulgação em larga escala de fake news. Alguém tem dúvida de que a aprovação da lei pode servir de base para uma internet mais democrática, segura e saudável?

Terça, dia 2, com a votação adiada, o grupo Avaaz.org -uma rede para mobilização social global que leva a voz da sociedade civil para os espaços de tomada de decisão através da Internet – colocou “35 mochilas vazias em frente ao Congresso Nacional como homenagem às 35 vítimas de ataques a escolas em todo o país desde 2012”. Essa disseminação e radicalização da violência simbólica e física, sofrida por professores, professoras e alunos por todo o país, nos leva a perguntar: a quem realmente interessa a regulamentação do ensino domiciliar, o ‘homeschooling’ em escolas comunitárias?

Preocupante também foram os confrontos com trocas de tiros entre garimpeiros ilegais e indígenas na Terra Yanomami, deixando pelo menos nove mortos, entre as vítimas um agente de saúde que atuava na comunidade. Sim, preocupante, pois, o governo federal, ainda em janeiro já estimava “haver cerca de 20 mil garimpeiros na reserva indígena”. A Polícia Federal, o Exército e o governo sabem que a quase totalidade desses garimpeiros que lá ainda permanecem são assassinos, foragidos e que estão ligados ao tráfico.

Ainda que aquela região do país e as terras indígenas não tenham a devida atenção e proteção que merecem por parte das forças armadas, mas ver nos telejornais, a PF e o Exército queimando aviões, tratores, embarcações do garimpo ilegal e de traficantes e prendendo o filho de ex-governadora que sobrevoava a Terra Yanomami, já dá algum alento. E por falar em fake news, na quarta, dia 3, ao ver pelo noticiário da TV, aquele drone explodindo no Kremlin, segundo a reportagem: “Como tentativa fracassada de matar Putin”, pensei: isso é fato ou fake?!

Será que Putin vai utilizar esse suposto ataque terrorista para justificar uma nova escalada de ataques e violência contra a Ucrânia? Será que os Estados Unidos estão por trás disso? Zelensky será assassinado? Independente das possíveis respostas, argumentações e explicitações históricas, não sei para vocês, mas acho que essa guerra não vai acabar bem. Com passos trôpegos, Chico Cesar: “Deus me proteja de mim/ E da maldade de gente boa/Da bondade da pessoa ruim/Deus me governe e guarde…”.

[ Mais notícias ]