O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alece) e pré-candidato à prefeitura de Fortaleza pelo Partido dos Trabalhadores, Evandro Leitão (PT), disse que “o momento é de dialogar”, quando perguntado sobre a escolha da vice em sua chapa. Evandro confirmou que o nome escolhido será, preferencialmente, uma mulher. A afirmação ocorreu nesta terça-feira (02), no evento de anúncio do novo PAC da educação, no Centro de Eventos. O petista ainda destacou que todos os partidos do seu arco de aliança são importantes, informando que a decisão sobre quem deve compor sua chapa nas eleições municipais deve ser anunciada até 5 de agosto, período em que as convenções partidárias se encerram.
“Inicialmente, é importante a gente dizer que todos os partidos que fazem parte do nosso arco de aliança, do nosso projeto, são importantes, tanto o PSB é importante, como o PSD é importante, o PP é importante, o MDB é importante, o Republicanos é importante. Enfim, a Federação PT, PV e PCdoB também são importantes. Nós estamos dialogando, o momento é de dialogar, o momento é de escutar. Ontem fui a uma plenária do PSB, já fui no PSD e no MDB. E aí a gente vai amadurecendo, vendo aquela candidata a vice que nós queremos, preferencialmente uma mulher, aquela que melhor se adequa, que melhor agregue ao nosso projeto. Temos até o dia 5 de agosto para tomar uma decisão, que é o prazo final da nossa convenção. Até lá, iremos amadurecer para fazer essa escolha”, disse o pré-candidato à prefeitura Evandro Leitão.
Filiadas ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), as duas principais candidatas ao cargo de vice-prefeita que se apresentam são a ex-secretária estadual da Cultura, Luisa Cela, e a vereadora de Fortaleza, Enfermeira Ana Paula. As duas postulantes à posição de vice de Evandro se desincompatibilizaram de cargos que ocupavam para estarem disponíveis ao pleito. Luisa Cela, filha da ex-governadora do Ceará, Izolda Cela (PSB), deixou o cargo de titular da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), assim como Ana Paula, se retirou da sua função como conselheira federal do Conselho Federal de Enfermagem (Confen).
O arco de aliança do PT, comandado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e pelo governador Elmano de Freitas (PT), conta com mais de 10 partidos. Além do PSB, o partido tem políticas alinhadas com o PSD, Podemos, PP, Republicanos, Psol, PV, PV, PCdoB e MDB. Entre as siglas, o Psol é o único partido parceiro do PT que já lançou uma pré-candidatura para a prefeitura de Fortaleza, do produtor cultural Técio Nunes.