Voltar ao topo

11 de setembro de 2024

O mês mais festejado do ano chegou!

O mês de junho, para nós, maranhenses/cearenses é, além de animado e dançante, muito nostálgico.
Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar:

O mês mais festejado do ano chegou! É São João, minha gente! Lá no Maranhão é João e Marçal. Dia 30 de junho é dia de São Marçal, santo forte e padroeiro do nosso bumba meu boi, a figura mais importante do nosso arraial.

O mês de junho, para nós, maranhenses/cearenses é, além de animado e dançante, muito nostálgico. No Maranhão, a cultura nos rege, aprendemos na escola sobre tudo que rodeia nossas lendas e folclore. Bumba meu boi de orquestra ou de matraca, tambor de crioula, cacuriá… colorido, feito à mão, emocionante, só quem viveu sabe!

Além de todas essas maravilhas, temos comidas típicas. Elas se assemelham às que encontramos por aqui, na cidade 2000 ou até na Beira Mar, porém, temos receitas muito próprias: torta de caranguejo e camarão, arroz de cuxá, o próprio cuxá, mingau de milho, vatapá de camarão e, nossa, já estamos com água na boca! Diferente, mas tão delicioso quanto o nosso creme de galinha, paçoca e baião de dois daqui.

O cuxá ou a vinagreira, é uma folha típica da região, verde, lembra muito a cor de couve manteiga, porém o sabor é único, não se parece com nada, é forte, é nostálgico para quem come desde a infância. Pode ser servido puro, tipo purê, com arroz, em tortas com camarão e caranguejo, tem sabor mais azedinho e deixa tudo bem verdinho.

Por isso convidamos a todos vocês, leitores e amigos, para que aproveitem esse mês de tanta celebração e comilança para se divertir. Se puder viajar, visite nossa terra, visite nossa Ilha Magnética, como já diria o mestre César Nascimento, sejam todos bem-vindos ao nosso Mará! O maior São João do País lá estará, dois meses de pura festa, celebração de cultura e respeito pelo nosso folclore! Viva os foliões, viva o bumba meu boi, viva!

Até a próxima!

[ Mais notícias ]