Voltar ao topo

24 de março de 2025

“O impacto da quadra chuvosa será menor”, diz secretário sobre ações da Defesa Civil de Fortaleza

Coronel Márcio Oliveira, secretário municipal de Segurança Cidadã da capital cearense, falou sobre os impactos das precipitações deste primeiro semestre, e destacou as ações que o Poder Público vem realizando para mitigar as consequências
Prefeitura trabalha para promover limpeza dos canais, rios e lagoas da Capital. Foto: Daniel Calvet/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Coronel Márcio Oliveira, destacou o trabalho que a Prefeitura tem realizado para mitigar os impactos das chuvas na cidade. Entre os meses de fevereiro e maio, no Ceará, ocorre a quadra chuvosa, período em que as precipitações se intensificam no Estado. Segundo o titular da pasta, ao podcast Questão de Opinião, do OPINIÃO CE, o “impacto da quadra chuvosa será menor”. Na ocasião, ele ressaltou o trabalho da Defesa Civil em ações como a limpeza dos canais.

Como explicou ele, o mês de janeiro já trouxe uma “mostra” de como serão empregados os serviços da equipe da Prefeitura no combate a possíveis alagamentos e enchentes na cidade. “O prefeito já deu uma mostra em janeiro. Fizemos diversas visitas a canais, lagoas, riachos, onde estamos realizando uma limpeza desses locais. Janeiro foram 49 canais”, pontuou.

“A gente sabe que fevereiro, março até abril é muito complexa a situação. Mas, com todas essas ações preventivas e proativas que estamos fazendo, a gente acredita que o impacto vai ser menor. A gente torce muito e trabalha para que aconteça o menor”, afirmou.

Durante a entrevista, o secretário destacou que há uma integração com a Defesa Civil do Estado – vinculada ao Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (CBMCE) – e com outros órgãos da gestão municipal, como as Secretarias Executivas Regionais (SERs), a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) nos esforços para a limpeza da cidade.

Ainda de acordo com ele, também há a previsão de treinar guardas municipais para, se houver necessidade, atuarem como agentes da Defesa Civil durante a quadra chuvosa. “Isso é o fator mais positivo da integração: a Guarda Municipal cedendo força de trabalho para combater”, disse.

[ Mais notícias ]