O secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Coronel Márcio Oliveira, destacou o trabalho que a Prefeitura tem realizado para mitigar os impactos das chuvas na cidade. Entre os meses de fevereiro e maio, no Ceará, ocorre a quadra chuvosa, período em que as precipitações se intensificam no Estado. Segundo o titular da pasta, ao podcast Questão de Opinião, do OPINIÃO CE, o “impacto da quadra chuvosa será menor”. Na ocasião, ele ressaltou o trabalho da Defesa Civil em ações como a limpeza dos canais.
Como explicou ele, o mês de janeiro já trouxe uma “mostra” de como serão empregados os serviços da equipe da Prefeitura no combate a possíveis alagamentos e enchentes na cidade. “O prefeito já deu uma mostra em janeiro. Fizemos diversas visitas a canais, lagoas, riachos, onde estamos realizando uma limpeza desses locais. Janeiro foram 49 canais”, pontuou.
“A gente sabe que fevereiro, março até abril é muito complexa a situação. Mas, com todas essas ações preventivas e proativas que estamos fazendo, a gente acredita que o impacto vai ser menor. A gente torce muito e trabalha para que aconteça o menor”, afirmou.
Durante a entrevista, o secretário destacou que há uma integração com a Defesa Civil do Estado – vinculada ao Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (CBMCE) – e com outros órgãos da gestão municipal, como as Secretarias Executivas Regionais (SERs), a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) nos esforços para a limpeza da cidade.
Ainda de acordo com ele, também há a previsão de treinar guardas municipais para, se houver necessidade, atuarem como agentes da Defesa Civil durante a quadra chuvosa. “Isso é o fator mais positivo da integração: a Guarda Municipal cedendo força de trabalho para combater”, disse.