A Secretaria de Cultura de Fortaleza deu o primeiro grito do Carnaval. Já está aberto o credenciamento de artistas com temáticas especiais para apresentações no ciclo carnavalesco de 2024. Foram definidas seis categorias: (I) Banda para o público infantil com até três integrantes; (II) Banda para o público infantil com até cinco integrantes; (III) Artista individual/cantor(a); (IV) Banda para o público adulto com o mínimo de quatro integrantes; (V) Grupo de grande porte para o público adulto, de reconhecimento regional e/ou nacional, com no mínimo seis componentes; (VI) DJ solo, em dupla ou em coletivo.
As inscrições poderão ser feitas até 6 de dezembro, no site do Mapa Cultural de Fortaleza. A antecipação dos preparativos até que chamam atenção, dadas as dificuldades operacionais que a Secultfor demonstra até para atividades comezinhas. Que os eventualmente selecionados anotem: as apresentações terão de ser, no mínimo, de duas horas – ou seja, Sarto que ver o pessoal dançando até cansar.
TUTU E JEJUM
Os cachês é que não são tão atraentes: vão de R$ 1,5 mil (DJs) a R$ 15 mil (grupos de grande porte para o público adulto) – o que está muito abaixo do que a Prefeitura paga a forrozeiros que tocam no réveillon de Fortaleza. E que fique claro: “A Secultfor não se responsabiliza por qualquer despesa com deslocamento ou alimentação, quando necessário, para o cumprimento das apresentações, sendo toda a responsabilidade exclusiva dos contratados”.
REVISÃO JUSTA
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, se reuniu ontem com o líder do Governo Lula na Câmara federal, o deputado José Guimarães (PT). Entre os assuntos tratados, a necessidade de uma revisão sobre o texto reforma tributária no que se refere ao saneamento básico. E que seja uma revisão justa.
ALÉM DO DISCURSO
Fala de Neuri: “Estamos trabalhando para que o nosso setor seja reconhecido para além do discurso, como área ligada à saúde e que, portanto, precisa de tributação equiparada a essa área. Atualmente, o texto da reforma tributária traz impactos diretos nas tarifas cobradas pelas companhias, assim como no ritmo de investimentos previstos para a universalização”.
SEM SAL
Outro ponto em pauta foi foi o projeto da Dessal do Ceará. A empresa vai dessalinizar a água do mar para ser usada em consumo humano. “Conversamos sobre a importância da implantação desse projeto para o abastecimento de água em Fortaleza, especialmente diante do cenário de seca já anunciado para os próximos anos”, disse Neuri.
NÃO É BRINCADEIRA
Dado do Serasa – serviço de monitoramento de crédito – indica que o varejo físico brasileiro cresceu 1,7%, o maior resultado desde novembro de 2022. Ou seja, depois do baque sofrido na era Bolsonaro, o setor vem recuperando fôlego e tem conseguido ganhar alguma musculatura. O Dia das Crianças teria ajudado a impulsionar os números.
O GALO
Termina hoje o prazo para que produtores rurais adquiram vacina contra a febre aftosa nas condições da Campanha de Vacinação 2023. Nessa fase, devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. Isso, segundo o Governo do Estado, chega a 925 mil animais. A apresentação de declaração da vacinação e a atualização cadastral devem ser feitas até 15 de dezembro. A campanha é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará.