Voltar ao topo

9 de dezembro de 2024

O fim do carro pipa está na pauta do novo governo do Ceará

Foto: Reprodução

Compartilhar:

Chuvas irregulares e de intensidades variadas. O inverno nunca resolverá o problema hídrico porque chove muito em alguns locais e em outros não.  Chove muito no Norte, no Litoral, Ibiapaba, Cariri e Centro Sul. A falta d’água atinge especialmente municípios do Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Inhamuns, no Interior do Ceará. A chuva muitas vezes não chega aos rios que são barrados pelos açudes. São essas as causas da falta d’água no sertão.

Os governos não conseguem se livrar do carro pipa, algo ultrapassado e que gestores que passaram pelo Abolição prometeram resolver mas não conseguiram.

Há pouco mais de 20 dias no cargo, o governador Elmano de Freitas acredita que pode resolver a questão através da implantação de uma rede de adutoras. Várias cidades já são abastecidas por esse sistema.As adutoras implantadas nos governos de Cid Gomes e Camilo Santana foram feitas em situação de emergência. São de engate rápido, mas funcionam.

A ideia do novo governo é fazer um projeto ligando açudes às sedes dos municípios e distritos e conseguir financiamento. Nascido e criado no sertão de Baturité, Elmano sabe o valor e a importância da água para o povo pobre do interior.

O nordeste brasileiro já avançou bastante em infraestrutura hídrica. Temos reservatórios de pequeno médio e grande portes. Cisternas, adutoras e sistema de irrigação se somam aos reservatórios. Mas ainda precisamos avançar mais. Locais distantes dos grandes reservatórios precisam de caminhos abertos para aproximar a água da população que precisa dela.

[ Mais notícias ]

Os comentaristas

Atualmente, minha atenção está voltada para os jovens comentaristas que se dedicam a propagar o novo vocabulário do futebol