Voltar ao topo

25 de março de 2025

O fim da crise do PDT se encerra com o esvaziamento do partido e o PSB ocupando seu lugar

O maior vitorioso político ao fim dessa ruptura dramática dentro do PDT foi o senador Cid Gomes, que montou uma legenda de 65 prefeitos, 50 vice-prefeitos, mais de 300 vereadores e a filiação de importantes lideranças
Cid Gomes, ao lado do governador Elmano de Freitas. Foto: Divulgação/Governo do Estado

Compartilhar:

A filiação dos 14 deputados estaduais do PDT ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), nesta sexta-feira (7), tem grande significado político. Marca o encerramento de um ciclo de crises, que teve início em 2022 e parecia não ter fim. O mais grave é saber que a direção do partido de Brizola nada fez para reagrupar lideranças importantes a um partido, como o senador Cid Gomes, deputados estaduais e federais. O que sobrou da bancada do PDT na Alece não sabe o futuro eleitoral. Como ficou, só resta se aliar ao PT ou à extrema-direita em 2026, para tentar algum sucesso eleitoral.

O maior vitorioso político ao fim dessa ruptura dramática dentro do PDT foi o senador Cid Gomes, que montou uma legenda de 65 prefeitos, 50 vice-prefeitos, mais de 300 vereadores e a filiação de importantes lideranças.

O PSB, a partir deste momento, quando recebe importante fatia política do Ceará, ganha força, prestígio e o mais importante para um partido: a capacidade de lançar candidaturas próprias ao governo e ao Senado. O PSB tem um projeto ambicioso de crescer no Nordeste. A meta está sendo atingida. A aliança com o PT no Ceará seguirá em 2026, apoiando as reeleições do governador Elmano e do presidente Lula.

ELMANO: “O PSB ESTARÁ NA ALIANÇA COM O MDB, PDT, PSD, PP, REPUBLICANOS E OUTROS PARTIDOS”

Respondendo a uma pergunta sobre o fim da crise entre PT e PDT, com a filiação dos deputados estaduais ao PSB, o governador Elmano deixou claro que existe diálogo com André Figueiredo para os pedetistas participarem da aliança política. “Estamos conversando com o André Figueiredo”, declarou. Sem estrutura política, o PDT não tem outra opção. André Figueiredo está certo na visão de correligionários. A aproximação com o bolsonarismo não passa pelo crivo do presidente do partido no Ceará, Flávio Torres.

DE ASSIS DINIZ SURPREENDE, CONSIDERANDO CIRILO PIMENTA “UM GRANDE PREFEITO”

O ainda líder do PT, deputado e 1º secretário da Alece, De Assis Diniz, é adversário do prefeito Cirilo Pimenta. Diniz surpreendeu um plenário lotado ao declarar que “Cirilo Pimenta tem os melhores índices da educação, da economia, é um grande prefeito”. Ao final do discurso da tribuna da Casa, justificou: “Nós temos que reconhecer o grande prefeito que é o Cirilo”, declarou.

ALDIGUERI LADO A LADO COM ELMANO

O novo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, acompanhou o governador cearense na visita à obra do VLT e ao estádio Castelão. Está claro o sentimento de amizade que une os dois. O presidente da Assembleia enxerga no VLT – ligando o Aeroporto ao Castelão – um equipamento que coloca o Ceará em nível internacional.

VÃO PARA O PT

Os deputados Oriel Nunes e Bruno Gonçalves comunicaram à direção do PSB que se filiarão ao PT. A negociação está em andamento. O líder político do Vale do Salgado, Neto Nunes, é irmão do deputado Oriel Nunes e presidente do PT no Icó, base política dos Nunes.

TROCA-TROCA

O secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque, trocou o secretário executivo da sua pasta, exonerou o ex-prefeito de Russas, Weber Araújo, e nomeou no lugar Thiago Campelo, ex-prefeito de Aracoiaba. Coisa da política.

[ Mais notícias ]