A decisão pela universalização do saneamento básico nas cidades brasileiras pode resolver muitas questões no âmbito da saúde. Certamente doenças como a dengue e a diarreia em crianças irão sumir. No Ceará, três municípios têm suas sedes 100% saneadas: Quixelô, Jaguaribara e Camocim. É pouco diante de um total de 184 municípios. Mas os resultados impressionam e os números mostram bem.
O prefeito Adil Júnior, de Quixelô, não tem problemas de endemias nos distritos. Na sede se aproximam de zero os casos de doenças ligadas ao esgoto e a lama. O mesmo não se registra em cidades como Maracanaú, Caucaia e Crateús. Em Pacatuba, a prefeitura está investindo pesado em saneamento. Os resultados são impressionantes nos conjuntos habitacionais, com drástica redução no número de crianças doentes.
A iniciativa do governo do Ceará de entregar a iniciativa privada o saneamento básico veio no momento certo. Doença só se reduz com a população recebendo benefícios como tratamento do lixo, saneamento e água tratada.