Voltar ao topo

20 de abril de 2025

O ensino médio chega à pauta parlamentar

O presidente Lula mandou que se suspendesse a aplicação das novas estratégias, argumentando que a sociedade precisa, e muito, conhecê-las e debatê-las

Compartilhar:

A Reforma do Ensino Médio entrou, enfim, na pauta da Assembleia Legislativa do Ceará. Ontem, a Comissão de Educação Básica da Casa fez audiência pública sobre as estratégias que foram definidas e aprovadas no controverso governo de Michel Temer, executado a partir do que se chamou de “golpe do impeachment”. O presidente Lula mandou que se suspendesse a aplicação das novas estratégias, argumentando que a sociedade precisa, e muito, conhecê-las e debatê-las.

É bom, então, que instituições parlamentares como a Alece, representações populares qualificadas pelo voto, façam verdadeira imersão no assunto – buscando nesse mergulho formular questionamentos e procurar respostas para dúvidas. Entidades estudantis já bateram o pé e apontam defeitos e vícios na proposta de Temer, que ganhou volume na gestão de Jair Bolsonaro.

Professores e empresários da educação mostram-se divididos. Resta que detentores de mandatos e pais conheçam melhor as modificações e as ideias que têm sido colocadas. E é de se esperar que, a partir de agora, os deputados estaduais cheguem ao plenário com projetos no mínimo interessantes, inteligentes e pertinentes. De outra forma, quem vai ficar de recuperação é a política.

FICA PRA OUTRA

A audiência de ontem não conseguiu trazer para a cena pública local o ex-governador Camilo Santana (PT), agora ministro da Educação. Ele até que foi convidado, mas não teve como vir. Seria o primeiro grande evento no Ceará após ser escalado para o time do Governo Federal. Camilo encontra-se na Espanha, compondo a comitiva do presidente Lula.

LEITURA CURA IGNORÂNCIA

Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura e ex-secretário da Cultura do Ceará (gestões de Camilo Santana), anuncia: o governo Lula está delineando estratégias para estimular a leitura. “O presidente Lula, na campanha (eleitoral de 2022), trouxe muito essa pauta quando falava em menos armas e mais livros, menos clubes de tiro e mais bibliotecas”, diz.

DOIS LADOS

A fala de Lula confrontava diretamente manifestação de Jair Bolsonaro – o único presidente brasileiro que deu à disseminação de armas mais importância do que à educação e à cultura. “Os livros hoje em dia, como regra, é um amontoado… Muita coisa escrita, tem que suavizar aquilo”, disse o ex-presidente em 2020, orgulhando-se de ser contra a inteligência.

MINHA VARA, MINHA VIDA

O desembargador Abelardo Benevides Moraes, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, inaugura hoje as novas instalações da Comarca do Município de Marco, na Região Norte. O prédio já começa a funcionar com a 1ª Vara, salas de Depoimento Especial e espaços de apoio para Ministério Público, Defensoria Pública e advogados. Também estão reservada área para a 2ª Vara, que ainda será instalada.

DANÇAR PARA NÃO DANÇAR

Sábado próximo, 29, é o Dia Internacional da Dança. O Serviço Social do Comércio no Ceará não quer ver ninguém parado: está realizando programação em unidades de Fortaleza, Crato, Iguatu e Sobral. Dance, dance, dance, como canta Rita Lee.

[ Mais notícias ]