A semana está começando sob tensão. O Invox, um instituto cearense, divulgou pesquisa colocando Wagner, Roberto Cláudio e Elmano em empate técnico. O TSE recebeu registros de quatro institutos, que vão pesquisar, ao longo da semana, as intenções de votos do eleitor cearense para governador e presidente da República. Os resultados serão conhecidos no final de semana. Geralmente, as pesquisas estão ligadas à motivação do voto útil. Liderar simboliza sucesso eleitoral.
Na visão de especialistas, o eleitor opta pelo voto útil, não quer votar em candidato com perspectiva de derrota. A pesquisa é uma dor cabeça para os candidatos, porque influencia o eleitor. Muitos não entendem que a introdução do segundo turno foi justamente para evitar o voto útil no dia da urna. No primeiro turno, o eleitor tem obrigação de votar em quem considera o melhor candidato. Tradicionalmente, os institutos de pesquisas têm errado mais que acertado.
Os erros das pesquisas desmoralizam o instrumento que afere a opinião pública. De tanto errar, o Ibope fechou as portas. Mas as pesquisas trazem informações importantes. Só não podem ser usadas como cabo eleitoral. Na atual conjuntura, o eleitor escolhe em quem votar com liberdade. As opções de candidatos são de diversos partidos. Prefeitos perderam muito a influência sobre o voto do eleitorado. É uma tendência. A Internet mudou muito a forma de pensar do eleitor e sua intenção de voto.
Fernando Santana entre os mais votados
O vice-presidente da Assembleia, deputado Fernando Santana (PT), entrou no bloco dos mais votados. Sua base, o Cariri, deve lhe garantir mais de 100 mil votos.
Renovação na Assembleia
O legislativo cearense poderá passar por grandes mudanças. A bancada evangélica poderá ter oito deputados. A bancada da bala deve sumir. E ainda serão introduzidas as de direita e esquerda.
João Alfredo de volta
O ex-deputado João Alfredo está de volta e tenta um novo mandato de deputado federal. Militantes de esquerda, estudantes e professores fazem campanha para garantir o retorno dele à Câmara dos Deputados. São 22 vagas.
Izolda comemora
Das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 87 estão no Ceará. Isto significa que os municípios despertam para a importância de alfabetizar crianças. A governadora Izolda Cela comemorou muito, porque, em 2020, eram 80 escolas. Agora, são 87. O mais importante: municípios pobres estão entre os melhores no ranking.