Voltar ao topo

19 de março de 2025

“O considero muito bem-vindo ao PT, mas é uma reflexão dele”, diz Elmano sobre Cid

A fala foi feita durante inauguração de um complexo de segurança em Fortaleza. Na última semana, Camilo Santana revelou que o próprio presidente Lula pediu para que Cid fosse convidado a se filiar ao PT
Elmano destaca que o objetivo ampliar as políticas públicas de combate à fome. Foto: Thiago Gaspar/ Governo do Ceará

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) disse que “teria orgulho” em ter o senador Cid Gomes (PDT) no Partido dos Trabalhadores. Cid vive um conflito interno com o deputado federa André Figueiredo, presidente nacional interino da sigla e que compõe grupo de Ciro Gomes, Roberto Cláudio e do prefeito José Sarto. “Posso dar a minha opinião do quanto eu o considero muito bem-vindo ao PT. Ele será muito bem-vindo em qualquer partido no campo da centro-esquerda, eu não tenho nenhuma dúvida disso. Acho que, primeiro, é uma reflexão dele, do grupo político“, disse Elmano durante inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública, em Fortaleza, nesta segunda-feira (20).

Cid enfrenta um processo interno de expulsão do PT. Na última semana, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), disse que o presidente Lula (PT) autorizou que seja feito o convite oficial para que o senador se filie ao PT. Cid, por sua vez, vem conversando com aliados para definir os próximos passos. O senador defende uma tomada de decisão em grupo. “Como ele sempre fez, não está tomando uma decisão apenas da cabeça dele, está reunindo, ouvindo as pessoas, aqueles que fazem parte do grupo político que ele faz parte. Ele está atuando de maneira coletiva a como um líder efetivamente deve fazer. Mais uma vez está dando uma lição a alguns de como se deve fazer. Liderança não é quem manda nos outros, liderança é quem ouve aqueles que lidera”, pontuou Elmano.

“Ele está agindo de maneira reta, refletindo, ouvindo, dialogando pra que ele tome a decisão mais madura. Da minha parte tem muita admiração, muito respeito e eu, como filiado do PT, teria muito orgulho de ter na mesma sigla que eu faço parte”.

PROJETO POLÍTICO

Cid Gomes lidera um bloco do PDT favorável à retomada da aliança histórica com o PT. O núcleo, até então também composto pelo irmão, Ciro Gomes, além do ex-prefeito Roberto Cláudio, do prefeito Sarto, de deputados estaduais e federais, e vereadores, mantinha uma relação histórica com o PT de Elmano e do ministro Camilo Santana. Nas eleições de 2022, no entanto, o ciclo foi quebrado. O PDT lançou a candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Estado, indo contra a ala do PT que defendia o nome de Izolda Cela à reeleição. Izolda saiu do PDT e apoiou Elmano de Freitas, que venceu no primeiro turno.

“Sou um governador e estou dando continuidade a um projeto iniciado pelo senador Cid Gomes. O projeto tem coisas muito importantes, o fortalecimento da escola pública, da saúde pública, das forças de segurança. O Estado atua para atrair empregos e tem ações concretas para gerar empregos, oportunidade para o nosso povo, não é um estado que não olha para o mercado, ao contrário, busca agir e de maneira parceira com os investidores privados. Temos essa identidade toda de um projeto tão importante e, evidentemente, o senador será muito bem-vindo ao Partido dos Trabalhadores. Agora, primeiro, temos que esperar o senador Cid”, defendeu Elmano.

[ Mais notícias ]