O Ceará é um estado que reúne estilos carnavalescos. As festas e atrações vão se modificando de acordo com a região. É interessante observar como as tradições falam sobre a cultura regional e como as expressões estão ligadas ao clima e à história de cada lugar. No litoral, tem Carnaval de praia, pé na areia e mela-mela durante o dia. À noite, corredor da folia com multidões atrás do trio.
Aracati e Beberibe se destacam. Nos municípios com açudes e balneários, os foliões se reúnem sempre perto da água. A temporada de chuva ajuda a criar o clima de folia. O Cariri tem Carnaval cultural, com grupos folclóricos, blocos e escolas de samba.
Destaque para a Unidos do Roçado de Dentro, em Várzea Alegre, composta por agricultores. Em Barbalha, também tem desfiles tradicionais, carregados de cultura. Na serra, tem festivais, trios elétricos, opções de ritmos e estilos diferentes. Carnaval de clima ameno e muita animação. Destaque para Guaramiranga e Baturité.
Depois da pausa necessária devido à pandemia, o retorno do carnaval vem como uma grande retomada, não só de diversão, mas de geração de renda, movimentação econômica, trabalho para artistas, estímulo à criatividade e perpetuação de tradições.