Eleito nesta segunda-feira (2) como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para o biênio 2025/2026, o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) confirmou ao OPINIÃO CE que o seu caminho partidário “natural” é o PSB, liderado hoje pelo senador Cid Gomes no Estado. Dos 14 deputados filiados ao PDT na Assembleia, nove compõem o bloco cidista, e devem deixar o partido. Nesse mês de dezembro, segundo Aldigueri e como já havia informado o presidente do PSB Ceará, Eudoro Santana, deverá ocorrer uma conversa inicial. A ida deve ter o aval do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), tido como a principal liderança política do grupo governista.
“Vamos esperar o comando do senador Cid e do presidente Eudoro. Acredito que ainda neste mês de dezembro devemos ir para a reunião”, frisou.
Além do presidente eleito do Legislativo cearense, outros nomes já estão encaminhados para o PSB, como Lia Gomes, irmã de Cid; Marcos Sobreira; Guilherme Landim; e Salmito Filho (licenciado para atuar como secretário do Desenvolvimento Econômico). Também do grupo, no entanto, Guilherme Bismarck deve ir para o Podemos, partido presidido no Ceará pelo seu pai, o prefeito de Aracati, Bismarck Maia. Eduardo Bismarck (PDT), deputado federal e irmão de Guilherme, foi quem confirmou que os dois devem ir para o Podemos.
Aldigueri disse acreditar que a “grande maioria” vai seguir o seu mesmo rumo partidário. “Após o trânsito em julgado, cada parlamentar deve tomar o seu itinerário, alguns de forma imediata, outros não, mas acredito que a grande maioria irá para o PSB”, afirmou. Ainda na ocasião, o parlamentar ressaltou que os pedetistas governistas pertencem ao mesmo grupo político há quase 20 anos, desde o início do Governo Cid Gomes, em 2007.
“Estamos comandando os destinos do Ceará e cearenses desde o início da gestão Cid Gomes, que fez muito pelo Ceará, é um grande estadista. O ex-governador, ministro e senador Camilo Santana, junto com Izolda [Cela] continuaram e aperfeiçoaram essa gestão, e vem agora Elmano e Jade [Romero] continuando esse trabalho”, completou.
O deputado afirmou que espera que o trabalho do governador Elmano possa se fortalecer com a parceria com a Assembleia. “O Ceará com recorde de investimentos na educação, saúde, geração de emprego e renda. (…) Que esse trabalho possa se fortalecer mais ainda com a parceria com a Assembleia Legislativa, uma casa de iguais, onde 46 deputados e deputadas foram eleitos democraticamente pela população”.