Voltar ao topo

23 de julho de 2024

Novos casos de covid na Capital e no Ceará diminuíram nos últimos 15 dias

Compartilhar:

Período em que Região Metropolitana de Fortaleza e cidades do Interior estão regidos pelo decreto que acabou com limitação de capacidade para eventos é marcado por redução de diagnósticos positivos da doença

Giovana Brito
Especial para OPINIÃO CE
giovana.brito@opiniaoce.com.br

Hospital da Mulher tem dez leitos de covid-19 de gestantes ativos (Foto: Natinho Rodrigues)

O número de novos casos de covid-19 se mantém em queda em Fortaleza e em todo Ceará mesmo após liberação de eventos sem limite de capacidade. A Capital teve entre os dias 7 e 22 deste mês cerca de 30% dos novos casos confirmados de todo o Estado: 267.

A plataforma Integra SUS, da Secretaria de Saúde (Sesa) do Ceará, registrou após decreto de liberação, que o Estado teve 752 novos casos confirmados no mesmo período. Do dia 21 de fevereiro ao dia 7 de março, ou seja, nos 15 dias anteriores a essa data, foram registrados 2217 diagnósticos positivos da doença.

Os números consideram a soma dos testes de covid-19 que resultaram na presença do vírus no organismo do infectado. A Sesa compila os dados dos testes rápidos, RT- PCR e testes sorológicos. Os eventos sociais, festivos e esportivos ocorrem com capacidade máxima dos ambientes desde que seja apresentado o cartão de vacina com as três doses, para pessoas acima de 18 anos.

O decreto em vigência do Governo do Estado deliberou as novas regras por decisão do Comitê de Enfrentamento à Pandemia durante este mês, com base em dados do IntegraSUS. A plataforma auxilia na deliberação sobre os protocolos epidemiológicos relacionados à pandemia do novo coronavírus.

Nesta semana, o último decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) flexibiliza o uso de máscara para atividades ao ar livre. Em ambientes fechados o uso continua obrigatorio.

“O Comitê resolveu pela desobrigação de uso de máscaras em espaços abertos, ao ar livre, a partir da próxima segunda-feira. Aliás, vários países já liberaram, vários estados brasileiros também liberaram o uso da máscara em ambientes abertos. A partir do momento em que nós ouvimos dos especialistas, aqueles que nos orientam, que apresentam os dados ao Comitê, ficou decidido isso”, afirmou o governador Camilo Santana durante o anúncio, realizado na última sexta-feira (18).

NÚMEROS RECENTES
O Ceará chegou ao final da tarde desta quinta-feira, 24, com as taxas de ocupação dos leitos gerais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 20,47% para adultos. A porcentagem geral, que considera leitos de adultos, crianças e grávidas, está em 29,63%.

Na mesma data em fevereiro, ainda conforme a plataforma da pasta estadual, foi registrado o valor de 44,24%. A tendência de queda segue no Estado, e com isso as medidas de liberações poderão continuar acontecendo desde que os dados da vacinação e internações continuem favoráveis.

Mais de 50% da população vacinal do Ceará tomou a dose de reforço, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde. A vacinação infantil continua ocorrendo. As crianças entre cinco e 11 anos estão sendo incluídas no processo de vacinação com doses da Comirnaty, da Pfizer e BionTech.

Adolescentes a partir de 12 anos recebem Comirnaty ou CoronaVac, esta da Sinovac, mas produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan.

[ Mais notícias ]