Começa nesta quinta-feira (25) a construção do novo Fórum da Comarca de Nova Olinda, na Região do Cariri. Com investimento na ordem de R$ 2,2 milhões, a previsão é de que o novo prédio seja entregue em junho de 2025. Segundo o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por conta das intervenções, os atendimentos ao público vão acontecer de forma remota a partir desta terça-feira (23) até o dia 6 de agosto, exceto atos específicos que precisem ser realizados presencialmente.
A partir do dia 7, a população poderá ser atendida presencialmente no Fórum de Santana do Cariri, já que o Setor de Patrimônio vai transportar os móveis, equipamentos e bens para o equipamento do município vizinho. As duas cidades estão 13,3 km distantes, o que dá uma viagem de cerca de 17 minutos de carro.
Com relação aos servidores, servidoras e demais colaboradores e colaboradoras de Nova Olinda, uma parte da equipe atuará integralmente de maneira remota e outra parte trabalhará em regime híbrido, devendo comparecer pelo menos duas vezes por semana ao Fórum de Santana do Cariri. Os demais servidores atuarão de maneira presencial. Durante a realização das obras, o comparecimento periódico em razão de medidas cautelares, suspensão condicional de processo, cumprimento de penas e afins deverá ser feito na sede do Cartório Eleitoral de Nova Olinda, localizado na Av. Jeremias Pereira, no Centro.
PLANO DE OBRAS
A atualização do Plano de Obras 2023-2025 foi aprovada no último dia 13 de junho em sessão do Órgão Especial do TJCE. Entre reformas e construções de novos fóruns, estão previstas 47 entregas, que contemplarão tanto a Capital quanto as comarcas do Interior. As obras, segundo o Tribunal, são realizadas conforme urgência e necessidade observadas em cada local. O investimento total ultrapassa os R$ 240,3 milhões.
Somente neste ano, foram realizadas melhorias de infraestrutura nas comarcas de Ipueiras, Araripe, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Nova Russas, Assaré e Jati. Até o final de 2024, serão finalizadas as obras dos municípios de Jaguaruana, São Benedito, Jardim, Acopiara e Jucás. Em julho, teve início a reforma do Fórum de Juazeiro do Norte e a construção da unidade de Aracati. No mês que vem, as construções dos fóruns de Milagres e Quixeramobim também começarão a ocorrer.