Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Novo Fortaleza marca data de convenção para 3 de agosto: “1ª candidatura oficializada”, diz Girão

Girão é um dos três nomes do campo da direita na disputa pela Prefeitura de Fortaleza
Senador Eduardo Girão, em visita ao OPINIÃO CE. Foto: Priscila Baima

Compartilhar:

O Diretório Municipal do Novo em Fortaleza anunciou a realização da convenção municipal para o dia 3 de agosto. Ao OPINIÃO CE, o senador e pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Eduardo Girão, confirmou a data e destacou que ele possui a “primeira candidatura oficializada” para a disputa eleitoral. Além de oficializar o nome de Girão, a ocasião vai ainda anunciar quem vai compor a chapa do pleito majoritário, no caso para o cargo de vice, e a chapa de candidatos a vereadores. Atualmente, a sigla não possui nenhum mandato de vereador em Fortaleza.

A Justiça Eleitoral determinou, para as Eleições Municipais de 2024, o período entre os dias 20 de julho e 5 de agosto para que as agremiações partidárias realizem as suas convenções. 

No Novo, a coordenação da campanha de Girão seguirá com Geraldo Luciano, ex-vice-presidente Executivo e ex-presidente do Conselho de Administração da SAF do Fortaleza Esporte Clube. A convenção da sigla vai ser realizada no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar. Segundo o presidente do Diretório Estadual, Afonso Rocha, a convenção vai ser um marco para o início da campanha eleitoral.

“Essas eleições são muito importantes para o NOVO. É a primeira vez que chegaremos com chapa cheia em Fortaleza e com um forte nome para disputa da prefeitura de Fortaleza. No interior, são 202 candidatos, entre vereadores e prefeitos. O NOVO tem trilhado um caminho para solidificação partidária e os números demonstram. Nos aproximamos de 2 mil filiados, índice 350% superior ao de 2022”, pontuou.

ELEIÇÕES 2024 FORTALEZA

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 será realizado no dia 6 de outubro. Ainda na pré-campanha, os partidos deverão lançar oficialmente suas candidaturas, com o registro dos nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral, até o dia 15 de agosto. No dia seguinte, 16, é iniciado o período das propagandas eleitorais, até as 22h do dia 5 de outubro, na véspera do pleito. No caso de Fortaleza, por possuir mais de 200 mil eleitores, há a possibilidade de segundo turno – caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos válidos -, a ser realizado no dia 27 de outubro.

Na disputa, além do prefeito José Sarto (PDT) tentar a reeleição, pelo menos outros cinco nomes já anunciaram suas pré-candidaturas. O presidente do Legislativo Estadual, Evandro Leitão (PT), é o candidato apoiado pelo Governo do Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro Camilo Santana (PT). Já no campo da direita, aparecem três nomes: além de Girão, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), que tem aparecido na frente nas últimas pesquisas, e o deputado federal André Fernandes (PL). A federação Psol-Rede também lançou um postulante, o produtor cultural Técio Nunes (Psol).

[ Mais notícias ]