O Governo do Ceará segue investindo para aumentar a segurança dos cearenses, Foi entregue, nesta quarta-feira, 19, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a 69ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). O objetivo é a descentralizar as ações do Comando e dar mais agilidade no atendimento das ocorrências. Com a nova unidade, 42 bairros da Grande Messejana, em Fortaleza, terão o policiamento ostensivo ampliado.
A governadora Izolda Cela esteve presente na inauguração, ao lado do secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, do comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira, entre outras autoridades. A nova base do Raio em Fortaleza será comandada pelo capitão Vítor Pereira.
“Esta base aqui em Fortaleza cumprirá o objetivo de descentralizar as operações na Capital, facilitando o deslocamento das equipes para uma determinada área da cidade. Fortaleza é uma cidade muito grande, e a partir dos planejamentos internos, já existe a possibilidade de outras bases, inclusive. Estimo que a base de Messejana atenda bem a população, e que sigamos buscando sempre a melhoria da segurança pública do Estado Ceará”, ressaltou a governadora.
A política de expansão do maior comando sobre duas rodas do país começou em 2015. Atualmente, além de duas na Capital, são 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 53 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.882 policiais militares atuando em 68 municípios, que cobrem praticamente 70% da população cearense. Os policiais contam com auxílio de 1.757 motocicletas e 155 viaturas. Outra estratégia de segurança pública que está em plena expansão é a interiorização das centrais de videomonitoramento. Até o momento, são 67 em todo o Estado, com 3.809 câmeras no total.