Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Noventa mulheres devem se candidatar ao cargo de prefeita no Ceará

Compartilhar:

As mulheres entraram para valer na política. Nos 184 municípios cearenses, cerca de 90 mulheres estarão na disputa. Muitas com chances reais de vitória, outras com eleição garantida, como Patrícia Aguiar, em Tauá; Tainá Marinho, em Barroquinha; Eliene Brasileiro, em General Sampaio e Izolda Cela, em Sobral. A presença feminina engrandece a política, democratiza o poder e coloca o debate sobre valores éticos, morais e da família na discussão e no debate.

A participação das mulheres na política é nova. Elas conseguiram o direito de votar, depois o direito de se candidatar. Discriminadas, não conseguiam apoio para se eleger. A primeira prefeita eleita no Ceará foi Aldamira Guedes Fernandes, em Quixeramobim. Ela governou a terra de Antonio Conselheiro de 1959 a 1963. Foi a primeira mulher a assumir uma prefeitura no Brasil eleita por voto popular.

No Ceará, são 30 mulheres a frente de prefeituras eleitas em 2020. A expectativa para a eleição deste ano é aumentar. As mulheres estão se tornando lideranças políticas. Laís Nunes, Augusta Brito, Dra. Silvana, Rozário Ximenes, Luiziane Lins, Cristiane Leitão, Jô Farias, Patrícia Aguiar e Izolda Cela são nomes fortes, lideranças políticas respeitáveis.

CONVENÇÃO DE EVANDRO SERÁ CONJUNTA COM ALIADOS

O deputado Guilherme Sampaio se aproximou muito do pré-candidato Evandro Leitão e coordena toda a campanha. Presidente do
PT em Fortaleza, Guilherme foi importante na ascensão de Evandro como candidato a prefeito de Fortaleza. A convenção que oficializará a candidatura de Evandro Leitão a prefeito da capital será no início de agosto. “Estamos fazendo o ajuste com aliados para uma convenção conjunta”, disse o deputado Guilherme Sampaio.

CLÁUDIO PINHO É ACUSADO DE IMPROBIDADE

O deputado Cláudio Pinho está encrencado. O Ministério Público do Ceará investiga o sumiço de R$ 16 milhões do Fundo da Pessoa idosa de Fortaleza na gestão dele a frente da secretaria de Direitos Humanos. A denúncia do MP é grave. O presidente da Alece, Evandro Leitão, disse que o parlamentar do PDT fará sua defesa sem qualquer problema no legislativo. “A Comissão de Ética só trata de assuntos ocorridos na casa”. Além de Cláudio Pinho, outros oito servidores comissionados foram denunciados. Eles serão julgados por peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva por usarem serviços para idosos em Fortaleza como fachada de esquema fraudulento. O deputado Cláudio Pinho diz que o Ministério Público terá uma segunda etapa nesse processo.

MP ARQUIVA DENÚNCIA CONTRA ALECE

Os 46 deputados cearenses foram unânimes na votação do projeto da Mesa Diretora da Alece que adquiriu panelas e frigideiras para cozinhas comunitárias do Programa Ceará sem Fome. Um grupo de deputados foi comunicado de uma denúncia no MP, feita por um cidadão identificado como aliado da oposição. Pegou mal. Todos os parlamentares votaram a favor e depois um grupo de oposição utilizou um laranja para denunciar colegas da Alece.

CRÍTICA AO PT

O deputado Simão Pedro, PSD, terá convenção em 26 de julho para ser oficializado e se candidatar pela terceira vez a prefeito de Orós. “Lamento o PT não entrar na aliança. Nunca fui procurado”, disse Simão Pedro.

[ Mais notícias ]