O Fortaleza joga nesta quinta-feira, 26, contra o Sergipe, em duelo válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste de 2023. Com o mando de campo tricolor, a partida será disputada dentro do Estádio Presidente Vargas, às 20h. O Leão do Pici entra em campo buscando manter a sequência de vitórias da temporada. Até o momento, a equipe disputou três jogos e soma três vitórias neste ano.
Em busca de manter o saldo positivo de janeiro, a equipe comandada pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda vai à campo sem ter tomado gols na temporada até o momento. Com um plantel mais robusto em relação ao ano anterior, o time tricolor ainda não sabe, até o momento, o que é ser vazado.
Pelo Campeonato Cearense deste ano, o Leão venceu Iguatu e Caucaia por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente. Já na Copa do Nordeste, o triunfo ocorreu diante do Campinense. Na ocasião, o Tricolor venceu a equipe paraibana por 2 a 0. Apesar de não ter passado por grandes desafios neste início de temporada, a equipe mostra uma solidez defensiva boa em relação a outros times dos campeonatos que disputa.
Mesmo passando por rodízio de jogadores, a equipe ainda não sofreu gols em 2023. Na estreia da temporada, contra o Iguatu, o time teve a defesa composta por Fernando Miguel, Tinga, Benevenuto e Ceballos. Na ocasião, o esquema tático adotado foi o 3-4-3 com Yago Pikachu e Lucas Crispim nas alas.
No segundo jogo, com um time modificado diante do Caucaia, Vojvoda optou por escalar João Ricardo, Brítez, Ceballos e Titi. Nas laterais, o argentino optou por Dudu e Bruno Pacheco, complementando um 3-5-2. Diante do Campinense, pelo Nordestão, outra possibilidade foi testada por Vojvoda: Fernando Miguel, Tinga, Benevenuto e Titi. Diante da Raposa, Pikachu e Lucas Esteves foram os alas no esquema 3-5-2. Somente o zagueiro Habraão não foi utilizado até o momento.
Na posição de goleiro, Kennedy e Luan Polli, cotados como os reservas para o ano de 2023, também não foram testados. Como reforços para a partida, o escrete vermelho-azul-e-branco pode contar com o meio-campista Tomás Pochettino. Ele treina no Pici desde 9 de janeiro e teve que esperar duas semanas para ser regularizado porque esperava a documentação.
O nome dele foi registrado no BID da CBF na última segunda-feira, 23. O meia vestirá o número 7 e a expectativa é que ele se firme no time titular. O jogador já trabalhou com o técnico Juan Pablo Vojvoda em outras duas oportunidades, defendendo as cores do Talleres e do Defensa y Justicia.
Além do argentino, o atacante Júnior Santos, que atuou no Leão em 2019, também pode ser novidade na equipe. O mais recente trabalho do jogador foi no Botafogo, onde foi muito questionado. Em coletiva realizada durante sua apresentação na última terça-feira, 24, o jogador falou sobre a desconfiança dos torcedores do Fortaleza.
“Isso aí é combustível para mim, para eu treinar ainda mais, dar o máximo. A única resposta que posso dar são meus treinamentos, meu foco, meu trabalho. Não posso falar, tenho que treinar e me esforçar ao máximo, a única resposta que posso dar é quando entrar dentro de campo”, revelou o atacante. Ele foi adicionado ao elenco do Fortaleza por R$ 3,6 milhões na compra de 100% dos direitos econômicos do atleta.
Após a partida de hoje, o próximo compromisso do Leão será no domingo, 29, contra o Barbalha, em partida válida pela terceira rodada do Cearense. Fora de casa, o Tricolor jogará no Estádio Mauro Sampaio, às 17h.