A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, 2, o registro de uma nova vacina contra a dengue, produzida pela empresa Takeda Pharma, o imunizante Qdenga. A vacina aprovada é indicada para a população entre 4 e 60 anos e recebeu aprovação também da agência sanitária europeia (EMA). Somente em 2022, o Brasil registrou mais de 1000 mortes decorrentes de complicações da dengue.
Segundo o órgão, a vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, garantindo uma ampla proteção contra a dengue. A Qdenga é aplicada por via subcutânea, ou seja, acima do tecido muscular, na derme, e seu esquema vacinal é dividido em duas doses, com um intervalo de três meses entre as aplicações.
Em fevereiro deste ano, a Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio) aprovou a segurança da vacina Qdenga, que aguardava o aval da Anvisa. Outra vacina contra doença foi aprovada no país, a Dengvaxia, destinada para quem já teve dengue.
CONCESSÃO
A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, desde que mantidas as condições aprovadas. A vacina, no entanto, seguirá sujeita ao monitoramento de eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da própria empresa, a Takeda Pharma. As informações são da Agência Brasil.