Voltar ao topo

25 de julho de 2024

Nova unidade do Vapt Vupt é inaugurada no Centro de Fortaleza

A unidade é a sexta do Estado e a quarta da Capital
Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Compartilhar:

O Governo do Ceará inaugurou, nesta segunda-feira, 3, a sexta unidade Vapt Vupt do Estado. A ocasião contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), da secretária da Proteção Social, Onélia Santana, do secretário do Trabalho, Vladyson Viana; do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Assis Cavalcante; e de outras autoridades. A unidade é a quarta em Fortaleza e está localizada no Shopping Central, no Centro da cidade. A promessa é de mais facilidade e rapidez para a população.

O Vapt Vupt funciona como uma central de apoio à população, reunindo diversos órgãos e serviços em um só espaço. Fortaleza já conta com três unidades, localizadas nos bairros Antônio Bezerra, Messejana e Papicu. As outras duas unidades estão implantadas nos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral.

“Era importante ter um Vapt Vupt no Centro, pela facilidade para o cidadão. Mais de duas mil pessoas serão atendidas todo dia. Pessoas humildes virão aqui. Nós estamos para servir a eles, seja como governador ou no atendimento do Vapt Vupt. Devemos fazer tudo o que pudermos para que saiam daqui satisfeitas”, defendeu Elmano.

O novo Vapt Vupt tem uma área de 1.024 metros quadrados e capacidade de atendimento de mais de duas mil pessoas por dia. O funcionamento será de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Com o novo equipamento, serão 1.573 senhas diárias para emissão de RG, somente nas unidades Vapt Vupt. A emissão de RG é o serviço mais procurado em todas as unidades.

Nas unidades, podem ser realizados atendimentos de órgãos como Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Sistema Nacional de Emprego do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) e Defensoria Pública. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h e deve ser precedido de agendamento online.

 

DEMANDA

O presidente da CDL, Assis Cavalcante, pontuou, na oportunidade, que o equipamento é estratégico para uma região que recebe diariamente 195 mil visitantes e 68 mil trabalhadores. “O Centro é vivo e precisa de apoio. As pessoas precisam desses documentos sem se deslocar para outros lugares distantes. Isso gera emprego e renda”.

Hoje, a unidade do Vapt Vupt mais demandada é a localizada no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, que, neste ano, já realizou 425.793 atendimentos; seguida da unidade de Messejana, com 348.214; Juazeiro do Norte, com 254.776; Sobral, com 218.598 e, por fim, Papico, com 79.347 atendimentos aos cidadãos. Em 2022, os Vapt Vupts realizaram 2.298.613 atendimentos, número 21,3% superior ao registrado entre janeiro e dezembro de 2021. A média mensal de pessoas atendidas nos equipamentos de Messejana, Antônio Bezerra, Sobral e Juazeiro do Norte foi de 191,5 mil usuários no ano passado.

[ Mais notícias ]