Voltar ao topo

23 de julho de 2024

Nova etapa da Urbanização da Praia de Iracema avança a partir desta sexta-feira (9)

Trechos entre as ruas Carlos Vasconcelos e Barão de Aracati estarão com interdição parcial do passeio
Foto: Divulgação/Seinf

Compartilhar:

Nesta sexta-feira, 9, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), iniciou a mais uma fase das obras de requalificação e urbanização do calçadão da Praia de Iracema. Os atuais serviços a serem realizados incluem a demolição do antigo pavimento do calçadão e a colocação do novo piso em concreto, além da execução da nova ciclovia junto ao passeio. 

Nesta etapa, os trechos entre as ruas Carlos Vasconcelos e Barão de Aracati estarão com interdição parcial do passeio, porém, a Prefeitura garante a circulação de pedestres no local. O trecho do calçadão anteriormente bloqueado já está finalizado e será liberado para o tráfego de pedestres. Conforme informações da Prefeitura, outras duas intervenções deverão acontecer na região, na segunda-feira, 12, quando será iniciada uma terceira frente de serviço. A previsão da gestão municipal é de que as intervenções durem cerca de 90 dias.

O primeiro trecho, que estará bloqueado parcialmente, é localizado na Av. Historiador Raimundo Girão, entre a Av. Rui Barbosa e a rua Carlos Vasconcelos. O estreitamento irá isolar apenas uma faixa da via, não comprometendo a circulação de veículos. No espaço, serão executados serviços de sistema de drenagem e a troca do pavimento de asfalto por piso intertravado.

A segunda intervenção compreende o bloqueio total do calçadão no Poço da Draga, na Praia do Havaizinho. No trecho próximo às obras do Aquário, serão implementadas obras de urbanização com a construção de um novo calçadão, mobiliários urbanos, paisagismo e nova iluminação. 

A OBRA 

As intervenções supracitadas fazem parte do projeto de requalificação e urbanização do calçadão da Praia de Iracema, iniciado em abril deste ano. Os trechos que estão sendo reformados abrangem toda a orla, desde a Av. Rui Barbosa até o Poço da Draga, nas proximidades da antiga Ponte Metálica, totalizando uma área de 200 mil m².

O projeto prevê a criação de novos passeios no calçadão da Praia de Iracema, com a criação de mini praças, caramanchões, Areninha, ciclovia, nova iluminação em LED, banheiros públicos, 50 novas vagas de estacionamento e paisagismo em toda a sua extensão, tornando o clima mais ameno e proporcionando mais sombreamento na região. Também está inclusa no pacote a urbanização do espigão do Poço da Draga, que deve receber a construção de um mirante contemplativo para apreciar o pôr-do-sol, além de uma plataforma para saltos ao mar, atividade tradicional na região.

Segundo a Prefeitura, as obras contam com investimento de R$ 26,1 milhões, com recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos no segundo semestre de 2024, permitindo, assim, a integração de todo o espaço com o novo calçadão da Beira-Mar.

[ Mais notícias ]