Está em fase final de obras a nova Biblioteca Pública Municipal do Aracati, no Litoral Leste do Ceará. O equipamento funcionará em um imponente casarão adquirido e totalmente restaurado pela Prefeitura, localizado ao lado da icônica Casa Adolfo Caminha, residência do renomado poeta e escritor filho da terra. Ambos os prédios passaram por um minucioso processo de restauração e se encontram na Rua Coronel Alexanzito, popularmente conhecida como Rua Grande.
O anúncio da novidade foi feito nesta quinta-feira, 13, pelo prefeito Bismarck Maia (Podemos), durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais.
“Nos próximos dias, concluiremos a obra da nova Biblioteca Pública do Aracati, que ocupará o casarão ao lado da ‘Casa Adolfo Caminha’. Ambos os casarões foram adquiridos e restaurados pela Prefeitura. A Casa Adolfo Caminha contará com um memorial que destacará a vida e a obra do nosso grande escritor, além de estar aberta para visitação e divulgação de seu legado”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Prefeitura do Aracati (@prefeituradoaracatioficial)
As reformas foram planejadas em conjunto e, conforme a Prefeitura, foram destinados para a restauração dos dois casarões a quantia de R$ 1.737.683,74 (um milhão, setecentos e trinta e sete mil, seiscentos e oitenta e três reais e setenta e quatro centavos), visando com esse investimento fortalecer a cultura local de Aracati.
Conforme a Prefeitura, as obras seguem em consonância as especificações técnicas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), preservando as características arquitetônicas dos casarões portugueses, que são emblemáticos na Rua Grande. O que não impediu que esses espaços também fossem modernizados, com a incorporação de elementos de acessibilidade e conforto aos frequentadores, moradores e turistas.
Tanto a nova biblioteca como a Casa Adolfo Caminha estão vinculados à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Aracati, que inclusive está realizando um trabalho de catalogação dos livros da biblioteca municipal, a fim de transferi-los para o novo local. O acervo está atualmente no edifício da Seguridade Social, localizado na Rua Grande