O ministro do Esporte, André Fufuca, cumpriu agenda no Ceará, nesta quarta-feira (3), para conhecer os equipamentos esportivos do Estado. Acompanhado por uma comitiva, o gestor afirmou que tem “interesse em fazer os jogos do Brics” no Ceará. O secretário do Esporte do Estado, Rogério Pinheiro, foi o responsável pela recepção ao ministro.
A finalidade da visita aos espaços foi conhecer o potencial do Ceará em receber grandes competições esportivas, visando a possibilidade de o Ceará sediar os Jogos dos Brics em 2025. A comitiva passou pela Arena Castelão, o Centro de Formação Olímpica e encerrou o momento com uma sessão solene da pedra fundamental, em Morada Nova, do Espaço Esportivo Comunitário. Segundo Fufuco, a agenda serviu para conhecer as ações e estruturas físicas dos equipamentos esportivos, tendo em vista que o Estado se tornou referência de qualidade no País.
“Nós temos interesse em fazer os jogos dos Brics aqui. O Estado tem toda uma estrutura, sem contar com a questão logística, hoteleira e turística para receber esses atletas de todo o mundo e é interesse do Ministério que os jogos dos Brics que acontecem nos próximos anos aconteçam aqui no Ceará”, afirmou o ministro.
O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, também se mostrou otimista quanto a possibilidade. “Nossa expectativa para receber os jogos dos Brics é a melhor possível. Temos uma das melhores infraestruturas do País e da América Latina, contamos com a boa vontade do Governo Federal em trazer os jogos. Temos boas condições de trazer os jogos e uma expectativa muito boa de fazer o Brics no próximo ano”, pontuou o secretário.
A secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho, Iziane Marques, apresentou o Centro de Formação Olímpica ao ministro e anunciou os projetos que serão desenvolvidos por meio do Ministério do Esporte. “Essa é a primeira parceria com os núcleos de formação de base, a partir desse momento queremos trazer não só parcerias como também eventos para o estado aproveitando o Centro de Formação Olímpica, a Arena Castelão que é padrão FIFA, realmente aproveitar o Estado no Ceará como um todo para trazer políticas públicas aplicadas no Ministério do Esporte e a gente possa alinhar a nossa pauta juntamente com o Estado e promover o esporte de alto rendimento”, finalizou a secretaria.