Voltar ao topo

28 de abril de 2025

“Nós temos interesse em fazer os jogos dos Brics aqui”, diz ministro do Esporte no Ceará

Foram visitados pelo ministro do Esporte, André Fufuca, a Arena Castelão e o Centro de Formação Olímpica, além de participar de uma sessão solene da pedra fundamental, em Morada Nova, do Espaço Esportivo Comunitário. 
Reprodução/ Governo do Estado

Compartilhar:

O ministro do Esporte, André Fufuca, cumpriu agenda no Ceará, nesta quarta-feira (3), para conhecer os equipamentos esportivos do Estado. Acompanhado por uma comitiva, o gestor afirmou que tem “interesse em fazer os jogos do Brics” no Ceará. O secretário do Esporte do Estado, Rogério Pinheiro, foi o responsável pela recepção ao ministro. 

A finalidade da visita aos espaços foi conhecer o potencial do Ceará em receber grandes competições esportivas, visando a possibilidade de o Ceará sediar os Jogos dos Brics em 2025. A comitiva passou pela Arena Castelão, o Centro de Formação Olímpica e encerrou o momento com uma sessão solene da pedra fundamental, em Morada Nova, do Espaço Esportivo Comunitário. Segundo Fufuco, a agenda serviu para conhecer as ações e estruturas físicas dos equipamentos esportivos, tendo em vista que o Estado se tornou referência de qualidade no País.

“Nós temos interesse em fazer os jogos dos Brics aqui. O Estado tem toda uma estrutura, sem contar com a questão logística, hoteleira e turística para receber esses atletas de todo o mundo e é interesse do Ministério que os jogos dos Brics que acontecem nos próximos anos aconteçam aqui no Ceará”, afirmou o ministro. 

O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, também se mostrou otimista quanto a possibilidade. “Nossa expectativa para receber os jogos dos Brics é a melhor possível. Temos uma das melhores infraestruturas do País e da América Latina, contamos com a boa vontade do Governo Federal em trazer os jogos. Temos boas condições de trazer os jogos e uma expectativa muito boa de fazer o Brics no próximo ano”, pontuou o secretário.

A secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho, Iziane Marques, apresentou o Centro de Formação Olímpica ao ministro e anunciou os projetos que serão desenvolvidos por meio do Ministério do Esporte. “Essa é a primeira parceria com os núcleos de formação de base, a partir desse momento queremos trazer não só parcerias como também eventos para o estado aproveitando o Centro de Formação Olímpica, a Arena Castelão que é padrão FIFA, realmente aproveitar o Estado no Ceará como um todo para trazer políticas públicas aplicadas no Ministério do Esporte e a gente possa alinhar a nossa pauta juntamente com o Estado e promover o esporte de alto rendimento”, finalizou a secretaria.

[ Mais notícias ]