Na final da Sul-Americana, o Fortaleza foi derrotado pela LDU. O confronto terminou empatado no tempo regulamentar e na prorrogação, pelo placar de 1 a 1. Na disputa de pênaltis, o placar foi de 4 a 3 para os equatorianos. Primeiro clube nordestino a chegar à decisão da segunda competição mais importante do continente, o Leão do Pici não conseguiu a vitória e ficou com o vice-campeonato do torneio internacional. Com a segunda posição do torneio, o Fortaleza recebe premiação financeira de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões)
PRIMEIRO TEMPO TRUNCADO
O primeiro tempo foi truncado, sem muitas chances para ambos os lados. Nos 45 minutos iniciais, foram apenas quatro finalizações, duas do Leão do Pici e duas dos equatorianos. À princípio, o Fortaleza teve mais posse de bola, mas não conseguiu chegar com perigo. Aos 17, Marinho avançou pela esquerda, entrou na área, mas não conseguiu finalizar. No bate-rebate, a bola sobrou com o atacante Guilherme, que chutou forte, mas a finalização ficou na marcação.
Após a primeira chegada do Tricolor cearense, o jogo ficou ainda mais pegado. Ainda no mesmo minuto, o volante Caio Alexandre levou cartão amarelo por chegada forte em jogador adversário. As duas próximas chances foram da LDU, aos 21 e aos 28. Na primeira oportunidade, o lateral direito Quintero cabeceou sem muito perigo, após cobrança de falta na área. Já na outra chance, Johan Julio foi acionado no ataque, driblou Tinga, mas finalizou fraco e sem direção.
Ainda no primeiro tempo, outros dois amarelos foram apresentados pelo juiz Jesus Valenzuela. Aos 36, o atacante peruano Paolo Guerrero, destaque dos equatorianos, levou cartão por cotovelada no zagueiro Brítez. Já aos 40, Guilherme também foi punido pelo árbitro por falta semelhante, em Quintero. Nos 45 primeiros minutos, a LDU teve que realizar uma alteração, por contusão. O atacante Ibarra saiu para a entrada do também atacante Alzugaray.
UM GOL PARA CADA LADO NO SEGUNDO TEMPO
O início do segundo tempo mostrou uma mudança de atitude no elenco tricolor. Apesar da primeira chance da etapa der do LDU, no primeiro minuto, foi o Leão do Pici quem abriu o placar. Aos 2 minutos, Pochettino avançou pela ponta direita e cruzou para a área. O argentino Lucero foi ao encontro da bola e finalizou de primeira. Gol do Laion, 1 a 0. Aos 10 minutos, no entanto, a LDU chegou ao empate. Alzugaray foi acionado pelo lado direito, driblou dois marcadores e finalizou colocado. A bola morreu na rede de João Ricardo. Empate no Uruguai, 1 a 1.
A primeira alteração de Vojvoda foi aos 20 minutos. Yago Pikachu entrou no lugar de Guilherme. Logo em sua primeira participação na partida, o camisa 22 finalizou forte, para boa defesa do goleiro Dominguez. Dois minutos depois, outra boa intervenção do arqueiro, em finalização de primeira de Bruno Pacheco, após falta cobrada por Marinho. O atacante, aliás, deixou o campo após pouco tempo, para a entrada de Machuca.
Aos 35, um novo cartão amarelo para o Fortaleza. Brítez parou contra-ataque da LDU, em entrada dura no atacante Julio. Aos 37, Thiago Galhardo e Pedro Augusto entraram nos lugares de Pochettino e Zé Welison. O final do tempo regulamentar teve poucas oportunidades. O destaque do final do jogo foi a finalização de Martínez, de longe, obrigando o goleiro João Ricardo a jogar a bola para a linha de fundo.
PRORROGAÇÃO E PÊNALTIS
Os dois tempos da prorrogação foram equilibrados. Nos primeiros 15 minutos, apenas uma chance para o Leão, com Tinga, aos 6 minutos. O capitão cabeceou após cobrança de escanteio, mas a bola foi para fora, rente ao travessão. Ainda na etapa inicial, o atacante Lucero, autor do gol, deixou o campo para a entrada de Romero. Piovi, capitão da LDU, levou amarelo após para o contra-ataque do Fortaleza, em entrada forte em Pikachu.
No intervalo entre os dois tempos adicionais, Caio Alexandre foi substituído por Lucas Sasha. Logo no início dos 15 minutos finais, Yago Pikachu finalizou cruzado. A bola passou à frente dos atacantes tricolores, e foi para a linha de fundo, na melhor oportunidade do Leão do Pici na prorrogação. Nos pênaltis, a última cobrança foi do zagueiro Brítez, em que Domínguez defendeu a finalização do atleta.