Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Nordeste quer ser beneficiado com projeto de renegociação de dívidas; Elmano está na articulação

O senador Rodrigo Pacheco queria beneficiar os grandes devedores e mal pagadores, os estados do RS, SP, RJ e seu estado, MG, que deve mais de R$ 180 bilhões à União e não tem como pagar; Com a manobra política dos nordestinos, ele terá que incluir os mesmos benefícios aos demais estados

Compartilhar:

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, preside no momento o Consórcio dos Governadores do Nordeste. Com radar ligado a Brasília, pediu uma reunião entre os nove governadores nordestinos com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. 

Fátima Bezerra e Elmano de Freitas enxergaram no projeto de autoria do senador mineiro, uma boa oportunidade para incluir as dívidas dos estados nordestinos, que não representam 5% do endividamento dos estados do Sul e Sudeste. O senador Rodrigo Pacheco queria beneficiar os grandes devedores e mal pagadores, os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e seu estado, Minas Gerais, que deve mais de R$ 180 bilhões à União e não tem como pagar. 

Com a manobra política dos governadores nordestinos, Pacheco terá que incluir os mesmos benefícios aos demais estados brasileiros. O Nordeste tem 27 votos dos 81 senadores. 

GONZAGA MOTA CONSULTOR DA EQUIPE ECONÔMICA DE LULA 

A equipe econômica do governo Lula está consultando o ex-governador e ex-deputado federal Gonzaga Mota sobre o impacto da Reforma Tributária nas cadeias produtivas. O deputado Felipe Mota, sobrinho do ex-governador, lembrou que Gonzaga Mota presidiu a  Comissão de Assuntos Econômicos da Câmara Federal e foi relator do Plano Real. O ministro da Fazenda era o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A ministra Simone Tebet construiu a ponte para ouvir Gonzaga Mota. 

NELSON MARTINS ASSUME SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA

O Assessor Especial do Governo, o competente Nelson Martins, responsável pela agenda do governador Elmano, está acumulando o cargo de Secretário de Articulação Política e, ao seu lado, o articulador Gabriel Rochinha, ligado à senadora Augusta Brito. O governador está avaliando a composição da pasta. Se Janaína Farias for eleita prefeita de Crateús, Augusta Brito não retornará ao Abolição. O senador Camilo não pode ficar sem suplente. 

JÔ FARIAS MANTÉM SIGILO SOBRE MONTADORA. MAS…

A deputada Jô Farias, que tem base política no município de Horizonte, onde é primeira-dama, fez uma revelação: “teremos várias montadoras no Polo Automobilístico de Horizonte”. Mantendo a confidencialidade, ela não revelou nomes. Como noticiei em primeira mão, o anúncio será na próxima sexta-feira, 9 de agosto, no Abolição, com a presença do ministro do Desenvolvimento Econômico e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

BEBETO QUEIROZ SURGE NO CENÁRIO ESTADUAL

O candidato a prefeito de Choró Limão, município do Sertão Central, Bebeto Queiroz, surge como nova liderança da região. Resistiu aceitar a candidatura. Foi estimulado por amigos, como o deputado Júnior Mano. Bebeto é unanimidade em Choró, é uma nova voz em defesa do Sertão de Canindé e do Sertão Central.

A FORÇA DOS IRMÃOS ARRUDA NA ZONA NORTE

O deputado Romeu Aldigueri engordou seu patrimônio político. Ocupa a destacada função de líder do Governo Elmano na Alece, lançou um irmão candidato a prefeito em Jericoacoara e outro à reeleição de prefeito em Granja. Será votado em Itapipoca, Camocim, Barroquinha e em outros 12 municípios. Sem voz, retorna nesta quinta-feira ao trabalho na Alece e Abolição.

[ Mais notícias ]