Voltar ao topo

25 de março de 2025

Nomes da gestão Elmano devem refletir atual composição

Configuração de continuidade deve dar o tom do governo de Elmano de Freitas. Confira lista de secretários mais longevos desde a gestão de Cid Gomes
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

MARIA EDUARDA PESSOA
REPÓRTER
maria.eduarda@opiniaoce.com.br

O governador eleito Elmano de Freitas (PT) entra na reta final da escolha de seu secretariado, que vai assumir em 2023. No rol de titulares das pastas estaduais, há a expectativa, por exemplo, da manutenção de Fernanda Pacobahyba (Fazenda), que ocupa o cargo desde a gestão do ex-governador Camilo Santana (PT). Apesar de não haver decisão anunciada sobre os nomes, as indicações devem refletir o perfil da administração que se segue, que é de continuidade dos governos de Camilo e de Izolda Cela (sem partido), atual mandatária.

A previsão é de que os nomes sejam anunciados depois do próximo dia 12 e que, assim como Fernanda, os titulares da Secretaria de Adminstração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, e da Casa Civil, Chagas Vieira, permaneçam. Ao assumir, este ano, Izolda não fez mudanças na administração: seguiu, com algumas exceções, com o time que havia herdado petista, senador eleito este ano. Veja a lista dos secretários mais longevos desde a gestão Cid Gomes (PDT), ex-governador, e relembre as respectivas trajetórias dos gestores.

Marcos Cals, secretário de Cidades
Foi secretário de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará durante o governo Cid Gomes (PDT) e assumiu recentemente a Secretaria de Cidades do governo de Izolda Cela, em substituição a Zezinho Albuquerque, exonerado para disputar as eleições de 2022.

Arialdo Pinho, secretário de Turismo
Foi chefe da Casa Civil de 2007 a 2014, durante os dois mandatos do ex-governador Cid Gomes. Desde 2015, primeiro ano de governo Camilo, ocupa o cargo de titular da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur)

Fabiano Piúba, secretário de Cultura
Assumiu a Secretaria de Cultura do Ceará (Secultce) em 2016, durante o primeiro mandato de Camilo, onde permanece desde então.

Maia Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
No primeiro mandato de Camilo Santana, foi secretário do Planejamento e Gestão, nos anos de 2017 e 2018. Desde 2019, está no comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet).

Lúcio Ferreira Gomes, Secretário de Infraestrutura
Na primeira gestão de Camilo Santana, exerceu o cargo de secretário de Cidades, de 2015 a janeiro de 2017, quando assumiu a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Francisco Texeira, secretário dos Recursos Hídricos
No Ministério da Integração Nacional, foi secretário de Infraestrutura Hídrica em fevereiro de 2012. Assumiu a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH) em 2015, onde permanece até hoje.

Artur Bruno, secretário de Meio Ambiente
Assumiu a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Ceará em 2015, logo no início do primeiro mandato do ex-governador petista. Antes disso, foi deputado federal, quatro vezes deputado estadual e duas vezes vereador de Fortaleza.

Rogério Pinheiro, Secretário de Esporte e Juventude
Assumiu a Secretaria de Esporte e Juventude durante o segundo mandato de Camilo. Antes disso, teve passagem nas Secretarias do Esporte e da Segurança Pública do Estado.

Aloísio Carvalho, secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado
Assumiu a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) durante o segundo mandato de Camilo, no ano de 2019. Anteriormente, foi secretário executivo da Segurança Pública e Defesa e secretário executivo de Esporte do Estado.

[ Mais notícias ]