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11 de fevereiro de 2025

No Pecém, Lula sanciona marco do H2V e libera recurso para conclusão da Transnordestina

A expectativa é de que a ferrovia seja concluída até 2026, como destacou o presidente da empresa responsável pela construção, Tufi Daher, após ser cobrado pelo ministro do Transporte, Renan Filho, e por Lula
Presidente Lula, durante evento no Porto do Pecém. Foto: Governo do Ceará/Divulgação

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O presidente Lula (PT) assinou, nesta sexta-feira (2), no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, duas matérias que prometem ser importantes para o Estado do Ceará. Acompanhado pelo governador Elmano de Freitas (PT) e pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o chefe de Estado sancionou o marco regulatório para a produção do hidrogênio de baixa emissão de carbono, que deve trazer mais segurança jurídica à produção do hidrogênio verde (H2V). 

Também foi assinado o projeto que instaura o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS), que vai permitir aporte de R$ 3,6 bilhões em recursos para a conclusão da Transnordestina e a ligação dela até o Pecém. Ao total, a ferrovia custa R$ 12 bilhões, e deve ser finalizada até 2026, como destaca o presidente da empresa responsável pela construção.

A ferrovia, quando concluída, ligará três estados nordestinos. Do Piauí, ela sai de Eliseu Martins, no interior, e segue até o leste, no município de Salgueiro, já em Pernambuco. De lá, saem duas interseções. Uma segue a leste, em direção ao Porto de Suape, nas cidades litorâneas pernambucanas Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. O outro trecho, que sai de Salgueiro em direção ao norte, adentra o Ceará, passando por municípios como Missão Velha, Iguatu, Quixeramobim até chegar no Porto do Pecém.

Em sua fala, Lula afirmou que a Transnordestina só saiu após “muita luta”. O presidente relata que foram mais de 33 reuniões, à época, com os Governos do Ceará, Piauí e Pernambuco, já que todo dia havia problemas de supressão vegetal e desapropriação de moradias, em um momento que ele considerou “um inferno”. Governavam os estados o atual senador Cid Gomes (PSB), no Ceará; Wellington Dias (PT), atual ministro de Lula, no Piauí; e o já falecido Eduardo Campos, em Pernambuco.

“Quando eu ganhei a Presidência, eu poderia ter esquecido de qualquer coisa, assumir novos compromissos. Mas não posso esquecer de onde eu vim, quem eu fui e para onde vou voltar. Tomei a decisão de fazer a Transnordestina”, disse o petista, após lembrar de sua infância.

Como recordou, no entanto, ao sair da Presidência, em 2010, ele imaginou que a linha que passa por três estados nordestinos pudesse ser inaugurada em 2012, algo que não foi possível. “Deixei a Presidência em 2010. Voltei em 2023 e ela ainda não foi feita”. O presidente aproveitou o momento para destacar a importância de um investimento como a Transnordestina. “Sempre aparece alguém dizendo que custa muito. Por conta desse ‘custa muito’, nunca paramos para pensar o quanto custa não fazer. Quanto o Nordeste deixou de ganhar em desenvolvimento por atraso de uma ferrovia?”, questionou.

PRAZO PARA CONCLUSÃO

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), explicou que as obras para a finalização da ferrovia inicialmente estariam previstas para serem finalizadas em 2027. No entanto, ele cobrou o diretor-presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher, para finalizá-la ainda em 2026. “Se cumprimos o nosso lado, cumpre o seu que a coisa dá certo”, disse. Lula também cobrou o diretor-presidente, que afirmou, por sua vez, que finalizarão a ferrovia até o ano estipulado pelo Governo. “O senhor é obstinado e eu também sou”, falou, direcionando a palavra a Lula.

“Temos o desafio com o presidente [do Banco do Nordeste] Paulo Câmara, com a Sudene [Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste], para ainda em agosto assinar esse aditivo e liberar esse recurso. Se conseguirmos liberar essa parcela, como o ministro falou, eu contrato essa obra e começamos a fazer todos os lotes”, completou Daher.

O ministro Renan Filho, também em sua fala, lembrou que foi assinada uma ordem de serviço para a construção de mais 50 km da Transnordestina. Ainda segundo ele, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está para liberar R$ 600 milhões, que serão necessários para a conclusão dos lotes localizados no Ceará.

MARCO DO HIDROGÊNIO VERDE

Em relação ao marco regulatório do H2V, Elmano fez pronunciamento abordando a alegria que a sanção da lei traz ao Estado. Ele destacou que, com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), já foram assinados seis pré-contratos e 36 memorandos de entendimento (MoU) para investimentos na produção do tipo de hidrogênio, além de três licenças-prévias, que auxiliarão na segurança jurídica necessária para a produção.

“O hidrogênio verde vai permitir que o povo do sertão do Ceará transforme a energia do sol em solar, para vender na produção de hidrogênio verde, sendo uma fonte de renda para o cearense sertanejo nordestino”, afirmou o governador.

O petista destacou, aliás, que as duas matérias sancionadas pelo presidente contribuem uma para a outra e vice-versa. “Daqui a pouco, vai poder chegar, no Ceará, a soja e o milho mais baratos para a bacia leiteira do Ceará, e voltar, vindo do Porto do Pecém, o hidrogênio verde para a região do agronegócio”, frisou.

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