Voltar ao topo

14 de julho de 2024

No dia de São José, pelo menos 75 municípios registram chuva no Ceará

Foto: Dejaci Vieira/Funceme

Compartilhar:

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 75 dos 111 municípios cearenses dos quais o órgão tem dados registraram chuva neste sábado, 19. Segundo a sabedoria popular, precipitações nesta data, que marca o Dia de São José, padroeiro do Estado, indicam um bom ano pluviométrico para a região.

Em Fortaleza, a manhã foi de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva. A previsão para a tarde e à noite na Capital é de céu parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva, informa a Funceme. O tempo na cidade confirma prognóstico do órgão para o fim de semana e para a segunda-feira, 21.

“A tendência é de chuva em todas as regiões cearenses com destaque para a faixa litorânea, Ibiapaba e no centro-sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri, onde deverão ocorrer os maiores acumulados”, informou a Funceme em nota na sexta, 18. À tarde, esperam-se precipitações em todas as macrorregiões e, à noite, nas macrorregiões dos Litorais Norte e do Pecém, da Ibiapaba, do Sertão Central e Inhamuns, do Cariri e da Jaguaribana.

A fundação também explicou que as chuvas ocorrerão por causa das áreas de instabilidade provenientes da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), além de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Previsão do tempo para domingo, 20, e segunda, 21:

DOMINGO

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões. Concentrando-se da seguinte forma:

  • Madrugada: Nas macrorregiões da Faixa litorânea, do Maciço de Baturité, Cariri, Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns.
  • Manhã: Nas macrorregiões da Faixa litorânea, do Maciço de Baturité, Cariri, Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns.
  • Tarde: Em todas as macrorregiões.
  • Noite: Nas macrorregiões do Litoral Norte, da Jaguaribana, da Ibiapaba, do Cariri e do Sertão Central e Inhamuns.

SEGUNDA-FEIRA

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões. Concentrando-se da seguinte forma:

  • Madrugada: Nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza, do Litoral do Pecém, do Maciço de Baturité, do Cariri e do Sertão Central e Inhamuns.
  • Manhã: Nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza, do Litoral do Pecém, do Maciço de Baturité
  • Tarde: Nas macrorregiões do Litoral Norte, da Ibiapaba, do Sertão Central e Inhamuns e da Jaguaribana.
  • Noite: Nas macrorregiões da Ibiapaba, da Jaguaribana, do Cariri e do Sertão Central e Inhamuns.

[ Mais notícias ]