Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

No Ceará, ministro da Pesca e Aquicultura anuncia medidas para a pesca artesanal

Em visita à Fecomércio CE, o ministro falou obre a Semana Nacional do Pescador Artesanal, que vai de segunda a quinta da próxima semana
Da esquerda para a direita: Deputado Federal Luiz Gastão (PSD), presidente da Fecomércio CE; Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD); e deputado federal Domingos Neto (PSD). Foto: Reprodução/Redes Sociais Fecomércio CE

Compartilhar:

Nesta sexta-feira, 28, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), visitou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio CE). Na ocasião, o titular anunciou a Semana Nacional do Pescador Artesanal, com políticas voltadas para a categoria.

Além do ministro, a visita contou com as presenças do presidente da Fecomércio CE, o deputado federal Luiz Gastão (PSD); o deputado federal Domingos Neto (PSD); a deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil); o superintendente da Pesca e Aquicultura no Ceará, Keivia Dias (PSD); o presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Ceará, Pedro Oliveira; o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil); dentre outros. Segundo De Paula, o Ceará é destaque no que consiste a pesca.

“O Ceará é o estado que mais produz camarão, o campeão da exportação de pescados para o mundo e Estado que mais produz e exporta lagosta”, afirmou.

Nesta quinta-feira, 27, o governador Elmano de Freitas (PT) recebeu o ministro no Palácio da Abolição, onde houve um diálogo sobre a pesca e a aquicultura no Estado. “Foi o ponto alto da agenda”, disse o ministro. Também no dia, foi sancionada uma mensagem que viabiliza a legalização de 1800 pequenos produtores no Ceará. Conforme o ministro, a sanção da mensagem é importante para o benefício dos pequenos produtores do Estado.

SEMANA NACIONAL DO PESCADOR ARTESANAL

Na próxima semana, será iniciada a primeira Semana Nacional do Pescador Artesanal, de segunda-feira, 31, a quinta-feira, 2 de agosto, no Palácio do Planalto. Na ocasião, segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar medidas para o pescador artesanal. Uma delas, será a criação de uma Força Tarefa, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e ao Ministério da Previdência Social, para zerar a fila de solicitações de pescadores ao Governo Federal.

Segundo o ministro, existem cerca de 220 mil solicitações no momento.

PAA E PESCA ARTESANAL

Segundo Luiz Gastão, a Fecomércio CE, através do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizou a compra de R$ 30 milhões em produtos oriundos do pescador artesanal, para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). De acordo com o parlamentar, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), será criada a “quarta-feira do camarão”, para estimular a compra do pescado por parte dos estabelecimentos.

[ Mais notícias ]