“A política tem um novo e consolidado nome para disputas majoritárias”. Essa é a opinião de muitos colegas do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão. A frase empolga parlamentares que fazem a defesa do seu nome para uma campanha mais intensa como pré-candidato ao governo. O corporativismo da Assembleia faz
parte do jogo, está nas quatro linhas. Todos os deputados impulsionam presidentes que acreditam poder voar mais alto.
Ao longo dos anos, o legislativo tem fornecido ao executivo grandes nomes. Ciro, Cid, Camilo, Luizianne, Sarto e Roberto Cláudio são exemplos. No caso do ex-prefeito Roberto Cláudio, ele é quase unanimidade como provável candidato ao governo do Ceará pela coligação liderada pelo PDT, pela capacidade, visão e por ter saído da prefeitura de Fortaleza como melhor prefeito. Entregou a cidade colocando a capital entre referência no mundo em mobilidade, 1º PIB do Nordeste e maior destino turístico da região.
Em Crateús, Cid Gomes foi cirúrgico ao dizer ao PT que o PDT não aceita vetos “nem a mim que não sou candidato, nem a outros nomes”. Cid saia em defesa de Roberto Cláudio que impôs três derrotas aos petistas nas eleições em Fortaleza e uma pequena parte do PT não consegue absolver. Roberto Cláudio se projetou como deputado estadual e ganhou espaço para se tornar prefeito, mesmo caminho percorrido por Cid e Ciro. Camilo saiu da Assembleia direto para o Abolição.
Voltamos a semana do deputado Evandro Leitão, que cumpriu uma agenda puxada como governador em exercício. O roteiro de Evandro passou por municípios de grande importância para sua vida pública. O presidente da Assembleia tem sua base em Fortaleza, mas no interior tem aliados que foram decisivos no início da vida pública. Leitão deu sinais claros de gratidão. A pequena Guaiúba, município próximo a Fortaleza, foi o primeiro e importante colégio eleitoral a apoiar o então candidato a deputado estadual que estreava na política. E foi Guaiúba a cidade escolhida por Evandro Leitão para dividir emoção e gratidão pela semana como governador. “Aqui tudo começou, estou feliz, oposição e governo juntos em torno do projeto para melhorar uma cidade. Sou grato pelo apoio de todos vocês que mudaram a Guaiúba e eu estou aqui em nome do governo para trazer mais e abraçar a todos, mostrando minha gratidão”, disse emocionado.
No seu discurso, não esqueceu a vice governadora Izolda Cela que chamou de grande professora, e nem o governador Camilo Santana que considera seu líder e grande governado. “Encerro aqui uma semana onde percorri 23 municípios, aprendi, ouvi, contribui para melhorar a vida dos cearenses e sou grato demais ao governador Camilo
pela oportunidade”, pontuou.
Evandro tem razão ao agradecer. O seu roteiro de entrega de obras e assinatura de ordens de serviço lhe garantiram aproximação com as lideranças políticas e um espaço na mídia que sedimentaram sua trajetória política. O presidente da Assembleia ganhou gordura, soube aproveitar o momento para crescer.