Os pequenos negócios no Brasil têm observado a necessidade de presença nos meios digitais, como redes sociais e aplicativos, e assim vêm utilizando o celular como uma das principais ferramentas para faturar mais e crescer. O cenário é apresentado na 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, em que 72% dos empreendedores brasileiros afirmam que vendem utilizando redes sociais, aplicativos ou a internet.
Já segundo o levantamento da plataforma HostGator, 45% dos empreendedores entrevistados planejam intensificar a produção de conteúdo para as redes sociais utilizando o smartphone.
Leia também: Empreendedoras cearenses participam de missão internacional em Portugal pelo Sebrae CE
Dentre as plataformas, a pesquisa do Sebrae mostrou que o WhatsApp (81%) e o Instagram (60%) são as redes sociais com maior engajamento de empreendedores. Conforme a especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae Nacional, Janaina Camilo, as plataformas digitais são um vasto campo de oportunidades, em especial para pequenos empreendimentos.
“O Instagram, por exemplo, é uma rede social criada para relacionamento, com grande potencial para vendas. Por apresentar uma infinidade de informações diversificadas, é fundamental produzir um conteúdo que seja realmente diferenciado, que desperte genuinamente o interesse de compra nos usuários”, aponta a especialista.
Além da produção de conteúdo, o levantamento da HostGator revelou ainda que cerca de metade dos entrevistados enfatiza a falta de conhecimento técnico como o principal desafio enfrentado no ambiente digital.
