Voltar ao topo

18 de setembro de 2024

Naumi, Valim e Elmano: divisão em Caucaia em 2020 ganha novas nuances neste ano

Naquele ano, Naumi Amorim (PSD), apoiado pelo grupo governista à reeleição, foi derrotado no segundo turno por Vitor Valim (sem partido), apoiado pelo bloco de Capitão Wagner (UB). Elmano de Freitas (PT) também foi candidato a prefeito
Naumi Amorim, Vitor Valim e Elmano de Freitas, em ordem. (Reprodução/Instagram)

Compartilhar:

Esse fim de semana foi diretamente decisivo para três grupos políticos no Estado. No domingo, 24, ocorreu as convenções de PDT e PSD, nas quais foi oficializada a chapa de Roberto Cláudio e Domingos Filho ao governo local. No mesmo dia, já no fim da noite, Camilo Santana (PT) anunciou que o seu partido lançará o deputado Elmano de Freitas a governador, ao lado de Lula (PT).

No plano de fundo, as definições do domingo revivem divisões dos últimos pleitos, sobretudo o de 2020. Naquele ano, em Caucaia, o próprio Elmano foi candidato a prefeito. O então gestor da cidade, Naumi Amorim (PSD), apoiado pelo grupo governista à reeleição – mas derrotado no segundo turno por Vitor Valim (sem partido), apoiado pelo bloco de Capitão Wagner (UB) -, comentou ao OPINIÃO CE sobre os apoios para as eleições deste ano.

“Ele vai apoiar o candidato dele e eu vou apoiar o meu candidato, que é o Roberto Cláudio. Mas se quiser vir ao nosso lado, está de portas abertas”, disse à reportagem durante a convenção do PSD, referindo-se a Valim. Este está, desde o ano passado, migrando para o grupo governista, de quem foi opositor por anos quando atuava no Legislativo. Na sua época de vereador, inclusive, fez oposição a RC. Por isso, enquanto o PDT ainda vivia o impasse sobre qual nome lançaria ao governo, o atual prefeito de Caucaia apoiou Izolda Cela.

Após a escolha de Roberto Cláudio pelo partido, Valim sinalizou novamente para a governadora, prestando solidariedade. Nesse domingo, reuniu-se com Camilo para tratar sobre as eleições. “Através do diálogo e trabalho podemos garantir que os nossos municípios avancem cada vez mais”, disse o petista em foto com o gestor de Caucaia pelas redes sociais.

Com isso, os adversários no segundo turno de 2020 do segundo maior eleitorado do Ceará seguem rivais. Há, contudo, duas diferenças: a mudança de lado de Valim e a aproximação a Elmano e ao PT, de quem também foi concorrente naquele ano.

Com informações de Kelly Hekally

[ Mais notícias ]