José Ribamar Cutrim Gomes, de 95 anos, é o candidato mais velho a pedir registro nas Eleições 2022. O candidato concorre a uma vaga de deputado federal pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), no Rio de Janeiro. Cutrim nasceu em 1927, em São Luís, no Maranhão.
A idade do candidato é mais de cinco vezes maior que a de Pamela Kathellen Silva Mendes, candidata mais nova no pleito deste ano, que possui apenas 18 anos. Pamela tenta uma cadeira de deputada estadual em Pernambuco, pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN).
Cutrim se declarou como branco e aposentado, e concorre pela primeira vez em uma eleição, assim como Pamela, que se declarou como indígena e no campo de ocupação consta a opção “outros”, de acordo com a página de divulgação de candidaturas e contas de campanha da Justiça Eleitoral.
Faixas Etárias
A faixa etária que conta com mais candidaturas é entre 45 e 49 anos, com 4.762 candidatos, contabilizando todos os cargos disputados nas Eleições 2022 (presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais ou distritais).
Em seguida, vem a faixa etária entre 40 e 44 anos, com 4.519 candidaturas. Depois, a faixa etária entre 55 a 59 anos (4.516), 60 a 64 anos (3.857) e 30 a 34 anos (3.118). Os números ainda podem sofrer variação, pois a Justiça Eleitoral ainda pode negar o pedido de algumas candidaturas.
Os números podem ser encontrados no Sistema de Estatísticas Eleitorais, repositório online onde a Justiça Eleitoral atualiza as informações dos candidatos, eleitorado e mesários, entre outras.