A deputada federal cearense Luizianne Lins (PT) particiou, nesta quinta-feira, 31, do evento de filiação da deputada estadual Augusta Brito (ex-PCdoB), em Fortaleza. A parlamentar preferiu não falar com a imprensa e explicou, em fala ao público presente, que incluiu deputados, vereadores e militantes, estar “resolvendo” a situação junto ao Partido dos Trabalhadores. Luizianne defende candidatura próprio da sigla nas eleições para Governo do Estado. Já o partido entende como “natural” um nome pedetista encabeçando a chapa majoritária, o que gerou especulações sobre uma possível saída da parlamentar.
“Como em um casamento, a vida partidária tem momentos ruins e momentos bons. Não vou falar do meu casamento agora, antes mesmo de ele estar resolvido. A gente vai discutir”, frisou. O OPINIÃO CE apurou que a deputada poderá se encontrar com o governador Camilo Santana (PT) nas próximas horas para definir seu destino político. Até a manhã desta quinta-feira, no entanto, o encontro não havia ocorrido. Fontes ligadas à parlamentar apontaram que a reunião poderá acontecer até a manhã desta sexta-feira, 1º. Nomes do Governo do Estado consultados pela reportagem não confirmaram a conversa entre o governador e Luizianne.
Durante fala direcionada à Augusta Brito (PT), a deputada federal enalteceu o Partido dos Trabalhadores e destacou que as divergências internas fazem parte da vida democrática. “O exercício partidário é uma coisa linda. Existem brigas internas, mas mantendo-se valores importantíssimos. A política é alma. Esse ato partidário é uma coisa muito nobre e vim aqui participar porque você merece muito. A eleição do Lula é fundamenta para mudar situação de civilização ou barbárie“, disse Luizianne Lins. Durante a filiação, Augusta também enalteceu o trabalho da parlamentar: “Me inspirou muito e muito me inspira pela sua luta”.
Futuro partidário
Na última semana, a deputada federal teve saída ventilada após divergências internas. A reportagem buscou à assessoria da parlamentar, que reafirmou a pré-candidatura de Luizianne ao Governo. “A deputada continua pré-candidata ao governo do Ceará e aguarda as definições do partido”, disse, em nota. Um dos possíveis destinos seria o PSOL, que declara publicamente a intenção de construir o palanque para Lula no Estado. No Ceará, a cúpula do PT vê como ‘natural’ ter um nome do PDT como pré-candidato do bloco governista à sucessão de Camilo Santana (PT). Camilo se descompatibilizará do cargo neste sábado, 2, para tentar uma vaga ao Senado Federal. A vice, Izolda Cela (PDT), ficará à frente do Governo até o fim do mandato.
O presidente do PT no Ceará, Antônio Filho, conhecido como Conin, afirmou à reportagem acreditar na manutenção da parlamentar.
“Só tenho reconhecimento à luta e trajetória da Luizianne, independente de qualquer coisa. É uma grande parlamentar e liderança política que dedicou a vida inteira ao partido. minha palavra é de reconhecimento à deputada e acredito que ela há de permanecer no PT”, destacou.