Os prefeitos de cidades do Interior do Ceará acompanham com cautela o rumo do PDT no Ceará em meio à disputa das executivas nacional e estadual do partido. Nesta terça-feira (14), o grupo liderado por Cid Gomes se reúne em Fortaleza com os gestores municipais para deliberações. Os prefeitos, por sua vez, aguardam um direcionamento para suas próprias definições de olho nas eleições municipais do próximo ano.
Em entrevista ao OPINIÃO CE, o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro (Maurição), disse não acreditar em uma saída em massa dos gestores para uma única agremiação – partidos como Solidariedade, Podemos e PSB – em caso de saída do PDT. “Ainda não temos definição. Naturalmente, observamos sinais, mas não vejo definição de sairmos em bloco do PDT para um só partido. Temos várias opções. O momento agora é sentar, ouvir para que depois a gente possa tomar uma decisão com a cabeça fria”, disse.
Maurição, um dos gestores mais alinhados ao Governo do Estado, sob liderança de Cid Gomes, participa do encontro do PDT nesta terça-feira. Sua expectativa é de que a sigla busque uma “conciliação”. “Temos lados intransigentes, principalmente a ala do PDT de Fortaleza, que é mais radical, mas alguns prefeitos querem permanecer no PDT e ter uma liberdade para ter um alinhamento com o Governo do Estado. Somos prefeitos do Sertão Central. Ninguém pensa como fica a gestão no Sertão sem o apoio do Governo do Ceará. É natural, que todo prefeito de pequenas cidades, sejam dependentes do Governo do Estado”.
Maurição lembrou da entrega de 33 novas ambulâncias do Samu, realizada nesta terça, que beneficia diretamente 25 municípios do Interior do Estado a partir de uma condução do governador Elmano (PT) com o Governo Federal. O investimento é superior a R$ 9 milhões. “Precisamos do apoio do Governo do Estado. É preciso que os nossos líderes enxerguem o que está acontecendo”.
OUTROS NOMES
A indefinição do futuro partidário de parte dos pedetistas não fica apenas entre os prefeitos. A vereadora de Fortaleza e deputada federal (suplente), Enfermeira Ana Paula, destaca que vem recebendo diversos convites de filiação. “Recebi convite do Pastor Ronaldo Martins, do Republicanos. O deputado federal Luiz Gastão me convidou essa semana para ir para o PSD. Tenho convite do Podemos para organizar o partido em Fortaleza. Então, temos vários convites para colocar nossa força, mas essa decisão não caber somente a mim”, explica.
Com colaboração de Felipe Barreto*