Voltar ao topo

25 de abril de 2025

Eleições: RC elogia Izolda e diz não ver “muita novidade” em apoio a Elmano

"Quando ela saiu do PDT e resolveu não mais participar da dinâmica, ficou sinalizando já implicitamente um apoio. E o que eu respeito, diga-se de passagem", disse o candidato pedetista
A escolha por Roberto Cláudio em detrimento de Izolda Cela gerou um racha na parceria histórica entre PDT e PT no Estado. Foto: Reprodução/Twitter

Compartilhar:

O candidato ao Governo do Ceará pelo PDT, Roberto Cláudio, disse que já esperava o apoio declarado da ex-correligionária e governadora Izolda Cela (sem partido) para a campanha de Elmano de Freitas (PT). Após debate na noite desta segunda-feira, 26, o candidato respondeu à imprensa que respeita a gestora e a decisão não vai afetar a forma como o pedetista a enxerga.

“Não tem muita novidade. Quando ela saiu do PDT e resolveu não mais participar da dinâmica, ficou sinalizando já implicitamente um apoio. E o que eu respeito, diga-se de passagem, eu tenho uma história com Izolda, iniciamos juntos no projeto em 2006, e não vai ser em virtude de uma decisão de apoio dela que vai ficar atrevida algum tipo de respeito que eu tenha a ela“, declarou o ex-prefeito de Fortaleza

O pedetista também apontou que Izolda cumpre um papel importante ao ser a primeira mulher a ocupar gerir o Ceará. “Tenho, como disse, respeito e acho que ela cumpre um papel importantíssimo em ser a primeira mulher governadora. Desejo a ela muito sucesso na construção de seu trabalho esse ano”, completou.

Izolda Cela deixou o PDT em julho deste ano, quando foi preterida para a disputa estadual. A definição do nome de Roberto Cláudio para a corrida pelo Palácio da Abolição também foi apontada como o estopim que marcaria o rompimento da aliança entre PT e PDT no Estado. Os petistas, como o ex-governador Camilo Santana (PT), defendiam o nome dela como “natural” para buscar novo mandato.

Apoio

Nesta segunda-feira, Izolda publicou nas redes sociais um vídeo declarando voto em Elmano. Durante a sabatina, o petista agradeceu o apoio da governadora. Em outro momento, apontou que Roberto Claudio não tinha o voto declarado de Cid e Ivo Gomes (PDT) por ter “sede de poder” ao lançar candidatura.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e o senador e ex-governador do Ceará, Cid Gomes, ambos pedetistas, declararam voto em Camilo Santana para o Senado, mas mantiveram neutralidade na disputa estadual por visarem a retomada da aliança entre as siglas após a realização do primeiro turno. Na entrevista, RC criticou Elmano por se valer do ex-presidente Lula e Camilo como padrinhos políticos para buscar a eleição no Estado.

“Não somos candidatos de padrinhos, somos candidatos do povo cearense. Qualquer um de nós que ganhar essa eleição, terá que governar com qualquer um dos candidatos a presidente. Então, nós não podemos vincular nem fazer depender uma eleição da outra”, disse. O ex-prefeito também criticou Elmano por estar, segundo ele, com “salto alto”, já contando com a vitória de Camilo e Lula.

[ Mais notícias ]