Voltar ao topo

14 de julho de 2024

Não haverá excesso de gastos ou irresponsabilidade fiscal, diz Bolsonaro

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Em vídeo transmitido em um fórum empresarial dos Emirados Árabes Unidos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que seu governo não promoverá neste ano “excesso de gastos” ou “irresponsabilidade fiscal”. Bolsonaro também disse no vídeo que a necessidade de controlar a inflação não deve permitir neste ano um crescimento econômico no mesmo patamar do registrado em 2021, quando o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 4,6%.

O vídeo gravado foi veiculado no Fórum Global de Negócios da América Latina. O evento é liderado pelo xeque Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos. “Sabemos que não há crescimento sustentado sem pleno controle da inflação. Estamos trabalhando com a cautela necessária para garantir a continuidade do crescimento ao longo dos próximos anos”, acrescentou Bolsonaro.

As declarações do mandatário ocorrem em meio ao avanço de preços. A última previsão do mercado, medida pelo boletim Focus do Banco Central, é de uma variação no Índice de Preços no Consumidor (IPCA) que deve fechar este ano em 6,59%. No ano passado, o índice acumulou avanço de 10,06%. Além do mais, Bolsonaro tem demandado iniciativas em busca de uma agenda popular às vésperas do calendário eleitoral. Entre as prioridades, estão ações que possam representar uma resposta à escalada da inflação.

Folha Press

[ Mais notícias ]